Política
por Rebeca Santos
Publicado em 09/11/2025, às 18h40
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou neste domingo (9) as “intervenções ilegais” com uso de força militar na América Latina e no Caribe, em uma ndireta ao governo dos Estados Unidos.
Ele falou durante a cúpula da Celac e da União Europeia, em Santa Marta, na Colômbia.
“A ameaça de uso da força militar voltou a fazer parte do cotidiano da América Latina e do Caribe. Velhas manobras retóricas são recicladas para justificar intervenções ilegais. Somos uma região de paz e queremos permanecer em paz. Democracias não combatem o crime violando o direito internacional”, disse Lula.
O pronunciamento foi um recado a Donald Trump, após as ações militares no Mar do Caribe e no Pacifico com a justificativa de combater o tráfico de drogas.
Os Estados Unidos também usam o combate aos narcotraficantes para aumentar a pressão sobre o governo de Nicolás Maduro na Venezuela.
Embora tenha criticado a ofensiva norte-americana, Lula não citou Trump nem os EUA diretamente
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Super desconto
Imperdível
Despencou o preço
Limpeza inteligente