Política

Lula reitera busca por acordo para selar a paz na Ucrânia em meio à guerra contra Rússia

Ricardo Stuckert/PR
Lula deu declarações depois de participar de reunião com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 22/04/2023, às 11h54   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, neste sábado (22), que nunca igualou responsabilidades de Rússia e Ucrânia quando comentou a respeito da guerra instalada nos países europeus que já dura mais de um ano. A declaração de Lula foi em entrevista coletiva em Lisboa, capital de Portugal, onde o chefe do Executivo faz uma visita ao presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.


"Eu nunca igualei os dois países, porque eu sei o que é invasão, eu sei o que é integridade territorial. Todos nós achamos que a Rússia errou. E já condenamos em todas as decisões da ONU. Mas a guerra já começou e é preciso parar a guerra. E para parar a guerra tem que ter alguém que converse e o Brasil está disposto", afirmou Lula. em Portugal.


O petista afirmou ainda que não vai visitar a Rússia e nem a Ucrânia enquanto não houver um clima de construção de paz. "No caso da guerra, a Rússia não quer parar, a Ucrânia não quer parar [...]. É melhor encontrar uma saída em uma mesa do que continuar tentando encontrar uma saída no campo de batalha", declarou.


Ele também foi questionado se mantinha a posição de que a União Europeia está contribuindo para a guerra na Ucrânia. "Veja, se você não fala em paz, você contribui para a guerra. Eu vou te contar um caso: o chanceler Olaf Scholz foi ao Brasil e foi pedir para que o Brasil vendesse os mísseis para que ele doasse à Ucrânia. O Brasil se recusou a vender os mísseis, porque, se a gente vendesse os mísseis e esses mísseis fossem doados à Ucrânia, e esses mísseis fossem utilizados e morresse um russo, a culpa seria do Brasil. O Brasil estaria na guerra. E o Brasil não quer participar da guerra. O Brasil quer construir a paz", declarou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp