Política

Lula se diz desconfiado com segurança do Palácio do Planalto e que Forças Armadas não são poder moderador

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente diz estar desconfiado com segurança após a invasão aos prédios dos três poderes  |   Bnews - Divulgação Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Luiz San Martin

por Luiz San Martin

[email protected]

Publicado em 12/01/2023, às 17h41


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que está desconfiado da segurança do Palácio do Planalto após os atos terroristas que aconteceram no último domingo (8). Além disso, o chefe do executivo também disse que as Forças Armadas não são um poder moderador "como acham que são". As afirmações foram dadas após Lula receber a imprensa pela primeira vez nesta quinta-feira (11).

Lula também afirmou que ainda confia no ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e que ele continuará à frente da pasta.

"Essa a imagem que eu tenho das Forças Armadas. Umas Forças Armadas que sabem que seu papel está definido na Constituição. As Forças Armadas não são o poder moderador como pensam que são. As Forças Armadas têm um papel na Constituição, que é a defesa do povo brasileiro e da nossa soberania contra possíveis inimigos externos. É isso o papel das Forças Armadas e está definido na nossa Constituição. É isso que quero que seja bem feito", disse o presidente durante o café da manhã com josnalistas no Palácio do Planalto.

O petista ainda completou seu pensamento afirmando que tem a certeza de que existem pessoas de dentro do palácio que ajudaram e permitiram a invasão dos vândalos que depredaram o Planalto.

"Eu estou esperando a poeira baixar. Eu quero ver todas as fitas gravadas dentro da Suprema Corte, dentro do palácio. Teve muito agente conivente. Teve muita gente da PM conivente. Muita gente das Forças Armadas aqui de dentro coniventes. Eu estou convencido que a porta do Palácio do Planalto foi aberta para essa gente entrar porque não tem porta quebrada. Ou seja, alguém facilitou a entrada deles aqui", concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp