Política

Lula se reúne com Arthur Lira e Rui Costa; saiba o motivo

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Rui Costa tem desempenhado papel de articulador entre Lula e Congresso Nacional  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 23/02/2024, às 08h04


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Lula (PT) marcou uma reunião, na noite desta quinta-feira (22), com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), no Palácio da Alvorada. O objetivo do encontro foi estretitar relações com o Congresso Nacional e amenizar a crise entre os poderes Executivo e Legislativo.  

Ps deputados estraiam reclamando sobre a articulação política do Governo Federal e a relação com os parlamentares. De acordo com informações do Metrópoles, também participaram ministros como Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais).

Após acumular críticas pela fama de "gerentão", o ex-governador da Bahia tem sido visto como "bombeiro" do Governo Lula. A relação diplomática entre o baiano e Lira ficou evidente no dia de leitura de mensagem no Congresso para abertura dos trabalhos legislativos. 

Desde o fim do ano passado, a cúpula da Câmara tem se queixado da articulação do governo, do que consideram uma baixa execução orçamentária do Executivo e, principalmente, da atuação de Padilha, a quem acusam de não cumprir acordos. Diante disso, Rui Costa tem assumido o papel de conciliador entre os poderes. 

Segundo relatos dos participantes ao Metrópoles, "o presidente sinalizou que quer aproximar o diálogo com os parlamentares e que encontros como esses deverão ser mais frequentes. Ele afirmou que tem a compreensão de que é preciso que Executivo e Parlamento andem em harmonia e sintonia".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp