Política
por Daniel Serrano
Publicado em 13/10/2025, às 13h51 - Atualizado às 13h51
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, nesta segunda-feira (13), sobre a situação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que está presa na Itália desde o dia 29 de julho. As autoridades italianas analisam a extradição da parlamentar brasileira.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
Lula está na Itália para participar do Fórum Mundial da Alimentação, em Roma. Antes, o presidente brasileiro teve um encontro com o Papa Leão XIV, no Vaticano.
Em entrevista coletiva em Roma, Lula foi questionado sobre o processo de extradição contra Zambelli. O presidente diz que "nem se lembrava" da deputada, mas que ela "pagará pelo que fez", seja no Brasil ou na Itália.
"Nem lembrava desse nome. Se você não pergunta, eu nem sabia que ela estava aqui ou não. Para mim, é uma pessoa, sabe, que não merece respeito de quem ama a democracia. Ela vai pagar pelo erro que fez. Ou aqui ou no Brasil. Portanto, é uma questão da Justiça, não é uma questão minha", disse Lula.
“A Carla Zambelli é uma questão da Justiça, não minha.”
— FINCØ (@finc0) October 13, 2025
O que importa para Lula é a questão da fome. pic.twitter.com/8sv3RgNpvP
Zambelli está presa na Itália após deixar o Brasil antes da conclusão de um processo no Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou com a condenação da bolsonarista a 10 anos de prisão por invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Após a prisão da deputada, o governo brasileiro acionou a Itália para que Zambelli seja extraditada e cumpra pena no Brasil. O processo de expulsão ainda não foi concluído.
Classificação Indicativa: Livre
Cupom de lançamento
Baita desconto
Qualidade Stanley
Imperdível
Super desconto