Política

Lula tem reunião privada com presidente da Venezuela; saiba o motivo

Ricardo Stuckert
O encontro entre Lula e Maduro marca a retomada das relações entre Brasil e Venezuela  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 29/05/2023, às 10h20



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma reunião privada com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na manhã desta segunda-feira (29). O presidente venezuelano teria desembarcado no Brasil na noite deste domingo (28). Ele chegou ao país a convite de Lula.

De acordo com informações da agenda presidencial, disponibilizada pelo Palácio do Planalto, haverá uma reunião privada entre os líderes às 10h30, reunião ampliada às 11h30 e uma cerimônia de assinatura de atos às 12h30, seguida de almoço às 13h30.

O encontro entre Lula e Maduro marca a retomada das relações entre Brasil e Venezuela. Maduro usou as redes sociais para agradecer “a emoção acolhida” e citou o desenvolvimento de uma agenda diplomática que reforça “a união dos povos do continente”.

Lula também usou o Twitter para falar sobre o encontro e disse que “nenhum país cresce sozinho”. “Recebo nesta semana em Brasília presidentes da América do Sul, para juntos discutirmos o futuro da nossa região. Nenhum país cresce sozinho. Temos que trabalhar com nossos vizinhos na construção de parcerias pelo desenvolvimento econômico da região, fortalecimento de laços culturais e na defesa da democracia”, escreveu.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a reunião será usada como uma oportunidade para que os presidentes conversem sobre os "processos de diálogo interno na Venezuela, com vistas à realização das eleições de 2024". Também serão discutidos temas como fronteiras, "com destaque para a proteção das populações que residem nessa faixa, entre elas os povos yanomami".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp