Política

Lula veta acordo de trocar leniência por obras

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Inicialmente, o plano era trocar valores a serem pagos à União por obras selecionadas pelo governo  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 14/05/2023, às 11h21


FacebookTwitterWhatsApp

A repactuação de acordos de leniência com empresas investigadas em operações, como a Lava Jato, não deve mais acontecer no governo Lula. O presidente solicitou a Controladoria-Geral da União (CGU) que crie novas regras somente para futuros acordos. As informações são da coluna Painel do jornal Folha de São Paulo.

De acordo com a publicação, pessoas próximas a Lula disseram que em relação ao passado, cabe às empresas lidarem com as consequências.

A decisão foi toma em meio a discussões entre empreiteiras e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre um plano de repactuação de seus acordos. Inicialmente, o plano era trocar os valores a serem pagos à União por obras escolhidas pelo governo.

A proposta previa a execução de projetos prioritários do governo Lula e garantir novos contratos para as empresas, o que facilitaria o acesso a linhas de crédito. Porém, uma análise técnica mostrou que a abordagem não era viável, já que a União não poderia negociar recursos que são devidos a terceiros, incluindo estatais lesadas como a Petrobras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp