Política
Publicado em 23/02/2025, às 12h53 Rebeca Santos
Segundo informações das Forças Armadas, o país possui atualmente 162 detentos em estabelecimentos militares, todos do sexo masculino. Entre eles, estão soldados, capitães, tenentes e outras patentes, com idades variando entre 19 e 72 anos.
As prisões de militares ganharam destaque após investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado, que envolveu nomes de alta patente das Forças Armadas.
Um dos casos mais emblemáticos foi a prisão preventiva do general da reserva do Exército Walter Souza Braga Netto, acusado de tentar interferir nas investigações. Recentemente, ele e outros 23 militares foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Braga Netto está detido em uma sala especial da 1ª Divisão do Exército, no Rio de Janeiro. Assim como ele, pouco mais de uma centena de militares estão sob custódia em unidades das Forças Armadas.
Dados obtidos pelo Metrópoles por meio da Lei de Acesso à Informação revelam que, dos 162 presos, oito pertencem à Aeronáutica, 127 ao Exército e 27 à Marinha.
Desse total, 15 detidos são oficiais de alta patente, como capitães, tenentes e generais. No entanto, a maioria das prisões envolve os chamados "praças", ou seja, militares de menor hierarquia dentro das Forças Armadas, como soldados, cabos, sargentos e marinheiros.
Classificação Indicativa: Livre
Super desconto
Som perfeito
Cinema em casa
Qualidade JBL
Oportunidade