Política

Mauro Cid expulso do Exército? Entenda

Alan dos Santos / Presidência
Mauro Cid responde a várias ações na Justiça comum  |   Bnews - Divulgação Alan dos Santos / Presidência

Publicado em 17/06/2023, às 10h05   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Cresceu na cúpula militar o sentimento de que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), Mauro Cid, tem chance de ser expulso do Exército. Segundo a coluna de Bela Megale, do O Globo, isso aconteceu após a revelação de uma minuta para decretação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e novas mensagens golpistas no celular do coronel.

De acordo com a legislação, militares condenados a mais de dois anos na Justiça comum precisam ter sua permanência na Força analisada e decidida pelo Superior Tribunal Militar (STM) durante o chamado “processo de indignidade e incompatibilidade para o oficialato”.

Conforme a colunista, esse é o provável futuro que Cid vai enfrentar, já que é alvo de uma série de processos Supremo Tribunal Federal (STF), que vão da entrada irregular de joias da Arábia Saudita aos atos golpistas de 8 de janeiro.

A avaliação de membros das Forças Armadas e do STM é que a pressão política para expulsão do coronel será elevada.

Atualmente, como Cid responde a várias ações na Justiça comum, ele fica impedido de ser transferido ou promovido, assumir comando de tropas ou ter qualquer progressão de carreira no Exército. O coronel está preso desde o mês passado, mas sua família segue com residência na Vila Militar e ele permanece recebendo salário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp