Política

Medo de prisão fez Bolsonaro tomar medida desesperada, diz colunista

Foto: Alan Santos/PR
Bolsonaro tem mais um dia de mandato à frente da presidência da República  |   Bnews - Divulgação Foto: Alan Santos/PR

Publicado em 30/12/2022, às 07h13   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Presidente em seu penúltimo dia de mandato, Jair Bolsonaro (PL) passou os últimos meses aflito com a possibilidade de parar na cadeia - mesmo com um baixo risco jurídico no momento. A informações é da colunista do g1, Natuza Nery.

Bolsonaro buscou sua equipe jurídica para pedir avaliações sobre o risco de parar na cadeia após perder o foro privilegiado. Primeiro, perguntou se poderia ser punido caso não passasse a faixa para Lula e soube que não há obrigação legal no rito simbólico.

Depois, Bolsonaro perguntou sobre as chances de ser preso e ouviu de sua equipe que o melhor seria deixar o país antes do final do mandato - e, consequentemente, antes do final do foro.

Segundo a coluna, as avaliações dos juristas apontaram que, sem foro, qualquer juiz de 1ª instância poderia decretar a prisão de Bolsonaro e, mesmo que ficasse poucas horas em uma delegacia, o constrangimento estaria dado.

Os advogados utilizaram o caso de Michel Temer (MDB) como exemplo. Ele foi preso por Marcelo Bretas, juiz de primeira instância, logo após deixar a presidência. Essa hipótese deixou Bolsonaro assombrado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp