Política

Mensagens de Vorcaro mostram negociações com filha de Otto Alencar e aliado de Jaques Wagner

Reprodução/TV Lide no YouTube / Arquivo BNEWS
PF investiga as movimentações financeiras do Banco Master envolvendo pessoas próximas aos senadores baianos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Lide no YouTube / Arquivo BNEWS
Yuri Pastori

por Yuri Pastori

yuri.pastori@bnews.com.br

Publicado em 09/10/2026, às 07h29 - Atualizado às 07h30



Mensagens obtidas pela Polícia Federal (PF) no celular de Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, revelam tratativas de negócios entre o ex-banqueiro e pessoas ligadas aos senadores baianos Otto Alencar (PSD) e Jaques Wagner (PT) antes da operação policial contra o banco.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, a filha de Otto Alencar, Isadora, negociou com Vorcaro investimentos na startup Ecoari, voltada para reciclagem em Salvador. Documentos da B3 repassados ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) mostram que a empresa mantinha no Banco Master ativos de mais de R$ 9 milhões em 2024 e R$ 2,8 milhões em 2025, valores incompatíveis com o seu porte. A defesa de Isadora afirmou que as movimentações são referentes a um empréstimo regular e que suas atividades estão dentro da legalidade e transparência.

Isadora e Vorcaro tinham um relacionamento cordial e frequente ao longo de 2024 e 2025. A empresária comemorou a abertura de conta, a liberação de recursos do banco e trocou orientações sobre estratégias de investimento com o ex-banqueiro, além de agradecer pessoalmente por sua presença e presentes em seu aniversário. Vorcaro tratava o núcleo como uma "família querida".

A publicação revela ainda que Guilherme "Guiga" Sodré, apontado pela PF como homem de confiança de Jaques Wagner e articulador entre o senador e os empresários do banco, negociou a venda de obras de arte de alto valor com Vorcaro, a exemplo de quadros de Cândido Portinari e Alberto da Veiga Guignard. Guilherme Sodré também chegou a repassar o contato telefônico direto de Jaques Wagner para o ex-dono do Banco Master.

A defesa de Jaques Wagner afirmou à Folha que o senador não tem relação com Vorcaro nem atuou em favor do Banco Master e que ele não pode responder por conversas de terceiros.

"O senador reitera que não tem nenhuma relação com Daniel Vorcaro e nunca atuou em favor dos interesses do Banco Master. Vale reforçar que o senador não pode responder por conversas de terceiros, da qual não participou e desconhece o contexto em que ocorreu", disse o advogado Pablo Domingues.

Já Otto Alencar declarou em 19 de setembro que nunca esteve pessoalmente com o ex-banqueiro. Ao BNEWS, na ocasião, Otto disse que falou duas ou três vezes por telefone por meio de uma ligação do advogado Ciro Soares, já que o banqueiro tinha interesse na "Emenda Master", mas que negou apoio para a aprovação da proposta. A reportagem da Folha procurou ele por WhatsApp, bem como Guilherme Sodré, mas eles não se manifestaram.  

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)