Política

Milei vai dispensar até 7 mil funcionários públicos na Argetina; entenda

Divulgação
Milei assinou decreto que estabelece critérios para a demissão dos funcionários  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 26/12/2023, às 16h34   Luana Neiva


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou, nesta terça-feira (26), que vai dispensar 7 mil funcionários públicos da Argentina, contratados neste ano. Inclusive, o político assinou hoje um decreto que estabelece critérios para a demissão desses empregados.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Segundo o decreto publicado no Diário Oficial do país, a decisão abrange que os contratos assinados de funcionários públicos com menos de 1 ano de trabalho não serão renovados a partir de 1º de janeiro de 2023 e que expiram em 31 de dezembro.

Conforme a imprensa argentina, a medida afeta funcionários da administração central do Executivo, organizações descentralizadas do Estado, além de empresas públicas e corporações de maioria estatal.

Após o anúncio da medida, a Associação dos Trabalhadores do Estado diz que não aceitará nenhuma demissão. "Estamos perante um ataque sem precedente contra os trabalhadores. nesta quarta-feira (27), [teremos] uma mobilização em todo o país e caminhamos para uma greve geral", afirmou Rodolfo Aguiar, secretário-geral do sindicato, à rádio argentina AM 750.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp