Política

Ministério diz que vai acelerar recrutamento de profissionais para território Yanomami

Marcelo Camargo/Agência Brasil
A pasta informou ainda que a medida tem como objetivo solunicionar os problemas em saúde nos territórios, como o Yanomami,  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 22/01/2023, às 17h43   Cadastrado por Daniel Serrano


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Saúde comunicou neste domingo (22) que vai acelerar o edital do Programa Mais Médicos para recrutar profissionais para atuação nos Distritos Sanitários Indígenas (Dsei). O objetivo é solucionar a desassistência sanitária da população do território Yanomami. A informação é do portal G1.

De acordo com a pasta, serão convocados médicos tanto formados no Brasil como no exterior, e a atuação seria de maneira permanente, inclusive no Dsei Yanomami, onde quase 100 crianças morreram no ano passado, segundo o Ministério dos Povos Indígenas.

Os Dsei são unidades de responsabilidade sanitária federal e correspondem a uma ou mais terras indígenas.

Ainda segundo a pasta, a medida é uma das ações da Sala de Situação, criada na sexta-feira (20), para apoiar ações de enfrentamento à desassistência dos povos que vivem no território Yanomami.

O programa Mais Médicos foi criado na gestão de Dilma Rousseff (PT) em 2013 e sofreu resistências do último governo, que decidiu criar um novo programa em 2019, o Médicos pelo Brasil, para substituir o programa petista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp