Política

Ministra da Mulher afirma que não é culpa de Lula ter poucas mulheres nas pastas

Valter Campanato / Agência Brasil
A ministra participou do lançamento do Selo Lilás, em Salvador, nesta quinta-feira (13)  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato / Agência Brasil

Publicado em 13/07/2023, às 17h57   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Durante o lançamento do Selo Lilás, para incentivar políticas de igualdade de gênero na Bahia, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (13), a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, afirmou que não culpa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caso uma eventual reforma ministerial atinja as mulheres no comando das pastas do governo federal.

A ministra disse que “a discussão sobre a questão das mulheres estarem nesses cargos não é só do presidente da República, é também com os partidos”.

São os partidos que na maioria das vezes indicam quem estará nesses lugares, então não é uma composição que do governador e do presidente exclusivamente. Portanto estamos fazendo debate com os partidos para que eles possam ter mulheres, indicar mulheres nos cargos no Ministério, de secretarias, para que efetivamente nós possamos mostrar que as mulheres tem capacidade".

Aparecida completou dizendo que não é culpa o presidente Lula. “É uma luta e, vou ser muito sincera, em um Congresso no país que eles querem perdoar uma dívida dos partidos que não cumpriram os 30% da cota que é a legislação, é difícil estes mesmos partidos indicarem mulheres. Eu não coloco a culpa no presidente Lula e acho que nós vamos fazer uma discussão dentro dos partidos de que precisamos de mais mulheres nesses espaços”.

Aparecida fora do Ministério das Mulheres?

O presidente Lula pode atender aos anseios do Centrão e entregar o Ministério das Mulheres, hoje comandado por Aparecida Gonçalves, para alguém indicado do grupo. A informação é da jornalista Camila Bonfim, da GloboNews.

De acordo com a colunista, Lula resiste em entregar o Ministério do Esporte, hoje comandado por Ana Moser, para esses parlamentares.

O Centrão vem pressionando o Planalto a entregar as pastas ocupadas por ministros que não sejam políticos para garantir a maioria em votações no Congresso Nacional.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp