Política
Publicado em 05/12/2022, às 10h54 Cadastrado por VD
Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber vem fazendo mistério sobre a sua posição acerca de um tema sensível para o país e que foi determinante nas últimas eleições. Desde que assumiu o comando da Suprema Corte, em setembro, Weber vem liberando a pauta com lentidão.
A pauta de uma semana só tem sido divulgada na sexta-feira da semana anterior. Os ministros só só descobrem o que vão julgar no plenário com poucos dias de antecedência.
Segundo a colunista Bela Megale, do Jornal O Globo, os colegas da Ministra começaram a falar sobre o tema nos bastidores. Rosa Weber é relatora de quatro ações contra o tema.
“Isso é horrível, porque prejudica tudo, prejudica a gestão dos gabinetes, a construção dos votos, a qualidade do próprio julgamento”, disse um ministro reservadamente à equipe da coluna.
O tema em questão é o orçamento secreto, principal instrumento fisiológico de distribuição de emendas, controlado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), que busca reeleição na Casa.
Na última quinta-feira (1), a ministra liberou essas ações para julgamento, e só na noite de sexta-feira ela confirmou que o julgamento será feito na próxima quarta-feira (7). Os cinco dias de antecedência são atípicos.
A nível de comparação: os três presidentes anteriores divulgavam as pautas com meses de antecedência, fazendo ajustes somente em casos de urgência.
#ConexãoGloboNews@ValdoCruz: Equipe de transição espera uma liminar da presidente do STF, Rosa Weber, sobre o Orçamento Secreto.
— GloboNews (@GloboNews) December 5, 2022
➡ Assista com @LeilaneNeubarth, @camilabomfim e @betepacheco_ na #GloboNews: https://t.co/bFwcwLqjJH pic.twitter.com/mXnaiOivdo
Classificação Indicativa: Livre
Qualidade Stanley
Super descontos
som poderoso
Despencou o preço
Fones top de linha