Política

Ministra do União Brasil fica no cargo mesmo após desfiliação; entenda

Redes sociais/Ministério do Turismo
A ministra foi nomeada como uma forma de contemplar a União Brasil no Governo Lula  |   Bnews - Divulgação Redes sociais/Ministério do Turismo

Publicado em 12/04/2023, às 09h35   Cadastrado por Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo estando com as malas prontas para deixar o União Brasil, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, deve permanecer no cargo integrando o governo Lula (PT). Ao que tudo indica a indicação de Daniela para o cato vem da cota pessoal do presidente e não do partido.

Segundo informações do Uol, lideranças do UB no Rio de Janeiro estariam em disputa direta com o presidente da sigla, Luciano Bivar, o que estaria provocando uma debandada. A movimentação é liderada pelo prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho, ex-presidente estadual da sigla e marido de Daniela.

Além da ministra e do marido, outros cinco parlamentares da bancada do Rio de Janeiro estão de saída. São eles Chiquinho Brazão, Juninho do Pneu, Marcos Soares, Ricardo Abrão e Dani Cunha. 

No entanto, a ministra já teria recebido a sinalização de Lula de que teria apoio para permanecer na titularidade da pasta, mesmo deixando a sigla. Diferentemente de outras vagas do União Brasil, a indicação da ministra foi costurada em um acordo por meio do apoio do marido.

Daniela foi nomeada como uma forma de contemplar a União Brasil e ampliar a presença feminina na montagem dos ministérios. Também foi uma retribuição pelo empenho dela e do marido na campanha do segundo turno em favor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O casal foi uma das poucas lideranças a apoiar abertamente o petista na Baixada Fluminense.

A decisão do Governo Lula aponta para uma força política de Daniela e Waguinho na cidade de Belford Roxo. Nem mesmo o escândalo sobre o possível envolvimento da ministra com milicianos do Rio de Janeiro foi capaz de abalar a relação com o Governo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp