Política

Ministras de Lula dizem que já foram barradas ao tentar entrar no Palácio do Planalto

Wilson Dias / Agência Brasil
Declaração foi dada em um evento que contou com a participação da primeira-dama, Janja  |   Bnews - Divulgação Wilson Dias / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 28/07/2023, às 11h21



As ministras Cida Gonçalves (Mulheres) e Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) revelaram que já foram barradas ao tentarem entrar no Palácio do Planalto, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dá expediente

As declarações foram dadas na última quinta-feira (27) durante a cerimônia de abertura dos trabalhos do grupo de trabalho (GT) interministerial que vai elaborar um plano de enfrentamento ao assédio e à discriminação no serviço público. A primeira-dama Janja da Silva também esteve no evento.

Em seu relato, Cida Gonçalves disse que foi barrada por funcionários da segurança ao tentar entrar no Palácio do Planalto em mais de uma ocasião. Segundo a ministra, os ministros conseguem acessar o prédio por entradas privativas, mas ela teria sido encaminhada para outra entrada e,em seguida, liberada por outros funcionários.

“Eu sempre brinco: tem dia que eu chego ao Palácio (do Planalto) e os seguranças não me deixam entrar. Eles falam assim: ‘Não, a senhora entra por aquela porta ali’. Aí, eu falo para eles: ‘Olha, eu não tenho cara de ministra, não tenho tamanho de ministra nem me visto como ministra, mas eu sou ministra. Lamento’”, contou Cida.

Em seguida, Esther Dweck contou que passou pela mesma situação com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. “Quando a Cida falou aqui que ela é barrada no Palácio… Eu sou barrada no Palácio, a Anielle é barrada no Palácio”, afirmou. 

“E, muitas vezes, o servidor, o terceirizado que fica ali na segurança (…), a pessoa que está ali não tem nenhuma responsabilidade por estar tendo aquela reação, porque isso é fruto de uma cultura na sociedade brasileira de não imaginar determinadas pessoas em determinados espaços”, acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp