Política

Ministro da Casa Civil, Rui diz que será apenas coadjuvante nas negociações com o Congresso; veja o motivo

Reprodução/ Vídeo
A responsabilidade das tratativas, segundo Rui, recaíra sobre o ministro Padilha  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Vídeo
Letícia Rastelly

por Letícia Rastelly

[email protected]

Publicado em 03/01/2023, às 00h07


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Casa Civil Rui Costa afirmou, nesta segunda-feira (02), que terá um papel de coadjuvante nas negociações com o Congresso. Horas após tomar posse, ele foi entrevistado por alguns jornalistas no programa Roda Viva, da TV Cultura, onde explicou como dará o seu trabalho junto ao Governo Lula.

Questionado sobre como seriam as tratativas como os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no Congresso, o ex-governador da Bahia disse: “Essa tarefa não caberá diretamente a mim, caberá ao ministro Padilha, que é das relações institucionais. Mas eu já conversei, inclusive hoje, e estarei como um coadjuvante ao seu lado, ajudando no conteúdo, no diálogo”.

Sobre as pautas que devem tramitar no Congresso, Rui foi positivo. “Ao colocar o interesse do povo brasileiro, todos vão colaborar, como colaboraram na aprovação do MP que restabeleceu o benefício daqueles que passam necessidade. Eu não tenho dúvida que contaremos com a Câmara e com o Senado, e com os votos, inclusive, daqueles que eventualmente tenham uma posição política de oposição ao governo.

Questionado sobre o fato da Casa Civil já ter sido protagonista dessas negociações e se essa mudança teria alguma relação com reduzir a pressão parlamentar pela busca de cargos e recursos, Rui disse que era uma estratégia para “dar foco” ao trabalho.

“Quando você bota as duas coisas junto é muito trabalho para uma equipe só e você acaba priorizando a política ou esquecendo a política. Os dois temas são importantes; cuidar da política e da gestão- e quando você separa é possível dar foco maior, ter responsáveis específicos, o que melhora gestão das duas pastas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp