Política

Ministro detalha reunião com Lula sobre deportações de brasileiros dos EUA; confira

Márcio Batista / MRE
Lula já tinha criticado a situação vivida pelos brasileiros na última semana  |   Bnews - Divulgação Márcio Batista / MRE

Publicado em 28/01/2025, às 19h27   Luana Neiva



Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou em entrevista coletiva nesta terça-feira (28), que as deportações de brasileiros que estão nos Estados Unidos devem atender aos 'requisitos mínimos de dignidade'.

“Discutimos formas de tratar o tema daqui para diante e de se discutir com as autoridades americanas que as deportações para eles, repatriação para o Brasil, sejam feitas atendendo os requisitos mínimos de dignidade, respeito aos direitos humanos, atenção necessárias aos passageiros numa viagem dessa extensão”, disse Vieira.
Na última sexta-feira (24), cerca de 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegaram ao Brasil. Inclusive, alguns deles relataram ter sofrido agressões físicas e enfrentado com supostas falhas técnicas da aeronave.
Entenda o caso

Um grupo de deportados dos Estados Unidos algemado e com os pés acorrentados. Ao todo, a aeronave tinha 158 pessoas a bordo, sendo 88 brasileiros, e tinha Belo Horizonte como destino, com uma conexão prevista em Manaus. Porém, o voo para a capital mineira foi cancelado pela necessidade de manutenção no avião.

Em nota, a Polícia Federal informou que os passageiros foram acolhidos e acomodados na área restrita do aeroporto de Manaus, onde receberam bebida, comida, colchões e foram disponibilizados banheiros com chuveiros

Ao tomar conhecimento, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou a retirada das algemas, já que se tratam de cidadãos livres no Brasil em território brasileiro.

Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)