Política

Ministro do TCU toma atitude após vazamento de áudios sobre "movimentos fortes nas casernas"; veja qual

Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Gravação na qual aparece o ministro do TCU, Augusto Nardes, repercutiu mal na Corte de Contas  |   Bnews - Divulgação Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 21/11/2022, às 20h21 - Atualizado às 20h25   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, que aparece em um áudio vazado afirmando que "está acontecendo um movimento muito forte nas casernas", tomou uma atitude após o conteúdo ter sido revelado, neste domingo (20), pelo jornal Folha de S.Paulo.

O membro da Corte de Contas enviou, via WhatsApp, um áudio no qual afirma que "está acontecendo um movimento muito forte nas casernas" e que é uma questão de "horas, dias no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso" para que ocorra um "desenlace bastante forte na nação, [de consequências] imprevisíveis".

A gravação gerou, de acordo com o UOL, um mal-estar interno não apenas no TCU, mas em outras Cortes superiores, a exemplo do Superior Tribunal Federal (STF). Membros do Grupo de Transição de Lula, como a presidente do PT, Gleisi Hoffman e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) cobraram explicações do ministro.

Diante da situação, Nardes emitiu uma nota, na qual "lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos".

"Para que não pairem dúvidas, esclarece que repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das instituições republicanas", completa o informe.

Nesta segunda-feira (21), Augusto Nardes tomou uma decisão que surpreendeu a muita gente. Ele informou a colegas do TCU que pegou um período de licença médica justamente a partir de hoje.

Procurado para falar sobre os motivos do afastamento e por quanto tempo o ministro ficaria afastado, o Tribunal de Contas da União ainda não se manifestou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp