Política

Ministro do Trabalho recua sobre fim de saque-aniversário do FGTS

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministro do Trabalho reforça preocupação com a proteção dos trabalhadores  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 06/01/2023, às 13h10   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

Após aventar a possibilidade de extinção do saque-aniversário do FGTS, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, voltou atrás. Em postagem na rede social Twitter, ele escreveu que a modalidade de saque será “objeto de amplo debate” entre o Conselho Curador do FGTS e as centrais sindicais.

“A nossa preocupação é com a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras em caso de demissão e com a preservação da sua poupança”, escreveu o ministro.

Desde a entrada em vigor do saque-aniversário, em abril de 2020, 28 milhões de trabalhadores aderiram a modalidade e retiraram R$ 34 bilhões do FGTS. Em média, R$ 12 bilhões são retirados por ano. Por meio do saque-aniversário, o trabalhador pode retirar, a cada ano, uma parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa. O período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp