Política

"Quem diz que vai acabar a fila é mentiroso", detona Carlos Lupi sobre INSS

Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Fila de espera pela análise de pedido é de 49 dias atualmente  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 03/01/2024, às 18h29


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou nesta quarta-feira (03), que a fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) "nunca vai acabar". Para este ano, ele traçou a meta de reduzir o tempo de espera ser reduzido a 30 dias. A declaração foi feita durante cerimônia de abertura de curso em Brasília.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

De acordo ainda com o ministro, a fila de espera pela análise de pedido de benefício assistencial ou previdenciário é de 49 dias. "Eu quero, nesse ano de 2024, chegar à data de 30 dias de espera para conclusão do benefício. O que quer dizer? Que no próprio mês que a pessoa dê entrada, conclua o processo", disse ele.

"Vencendo a etapa da fila quilométrica... e nunca vai acabar a fila. E prestem atenção: quem diz que vai acabar a fila é mentiroso. Todo mês entram 900 mil pedidos, 1 milhão de pedidos novos, então todo mês terão pelo menos 900 mil [a] 1 milhão de pessoas pedindo e ninguém resolve assim, tem que conferir documento, tem que ser justo", acrescentou.

Quando assumiu o Ministério da Previdência Social, no começo de 2023, Lupi havia prometido zerar a fila até o final de 2023, o que não ocorreu. "Com automação e com esse mutirão, eu pretendo rapidamente ainda esse ano acabar com a fila", afirmou ele na época. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp