Política

Ministro repete Lula e diz que Petrobras não é só para dar lucro a acionistas; confira

Reprodução/ TV Brasil
O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu que a Petrobras não deve focar apenas em pagar dividendos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ TV Brasil
Davi Lemos

por Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 01/04/2024, às 20h11


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, falou nesta segunda-feira (1º) sobre as divergências entre os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da Petrobras, Jean Paul Prates, sobre a divisão dos dividendos extraordinários da estatal. Em entrevista à GloboNews, o ministro disse que é preciso reconhecer que as empresas privadas e de capital misto são importantes para criar renda, mas elas têm “deveres sociais”.

Os dividendos extraordinários servem para a realização de pagamento extra que as empresas fazem aos seus investidores. “Nós não podemos admitir que a Petrobras tenha um único exclusivo objetivo de ter lucros exorbitantes para poder distribuir a seus acionistas. Nós queremos que ela tenha muito lucro, nós queremos que ela seja altamente competitiva”, declarou.

O Conselho da Petrobras aprovou, em 7 de março, proposta de encaminhar à AGO (Assembleia Geral Ordinária), marcada para 25 de abril, uma distribuição de dividendos equivalentes a R$ 14,2 bilhões, ou seja, o mínimo previsto em sua política.

Outros R$ 43 bilhões serão retidos em reserva estatutária, mecanismo criado em 2023 com a aprovação de um novo estatuto da estatal. Na entrevista, Silveira afirmou que fica “extremamente preocupado e até indignado” quando o mercado chama o governo de intervencionista; na visão dele o Executivo é “controlador da Petrobras”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp