Política

Rui Costa diz que decisão sobre dividendos cabe a Conselho da Petrobras; saiba mais

Marcelo Camargo / Agência Brasil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, se pronunciou nesta terça-feira (12) sobre o pagamento de dividendos na Petrobras  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Davi Lemos

por Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 12/03/2024, às 17h34


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta terça-feira (12) que caberá ao conselho da Petrobras a decisão sobre a destinação de dividendos extraordinários, que o Conselho decidiu reter em uma conta de reserva de remuneração de capital da empresa. Questionado sobre o tema no Palácio do Planalto, o petista somente disse que "a lei das S/As será cumprida".

O titular da Casa Civil, porém, não esclareceu se entende que a verba que seria destinada aos pagamentos pode ser usada em investimentos. "A lei [das S/As] foi, está e será sempre cumprida", disse. "Isso [o pagamento a acionistas] cabe à governança da Petrobras decidir. Tudo está sendo feito conforme a Lei das S/A e à regra de governança da Petrobras. Não tem nenhuma alteração. Não vejo por que essa polêmica toda", declarou Rui Costa.

A fala do ex-governador da Bahia ocorre após o presidente Lula criticar o alto valor dos dividendos pagos aos acionistas em detrimento, na opinião do mandatário, de novos investimentos da empresa. Rui comentou: "O presidente obviamente quer investimento para não ficar dependente de energia, de petróleo, para o povo brasileiro não pagar um preço alto de diesel. Quanto mais você produz no país, não só combustível, mas arroz, feijão, etc, você vai ter um custo menor para a população. É isso o que todo presidente quer. Que presidente não quer isso?"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp