Política
Publicado em 30/01/2025, às 07h01 Rebeca Santos
O presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, defendeu a ideia de que o governador Tarcísio de Freitas busque a reeleição em 2026, adiando, por enquanto, o projeto de concorrer à Presidência da República.
Em entrevista ao repórter Augusto Tenório, da coluna Metrópoles, Pereira comentou que Tarcísio precisaria de um segundo mandato para "colher os frutos do primeiro".
A mesma visão tem sido compartilhada por Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro, que consideram essa a melhor estratégia para o governador.
“O projeto de Tarcísio, pelo que ele diz e a gente conversa, é a reeleição. Muitos projetos estruturantes conduzidos ao longo deste mandato só poderão ser entregues num eventual segundo mandato. Portanto, seria muito importante que ele fosse candidato à reeleição, para que dar continuidade a essas obras e esses projetos estruturantes que ele está conduzindo em São Paulo”, afirmou o dirigente, que também é deputado federal por São Paulo.
Aliados de Tarcísio destacam que ele não poderia deixar o cargo em abril de 2026, prazo exigido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que candidatos renunciem a seus cargos e possam disputar outras eleições.
Marcos Pereira também ressaltou que esse fator deve ser levado em consideração: “Não há um impedimento legal para Tarcísio, mas sim um impedimento objetivo. O ex-presidente Bolsonaro, uma figura central nesse cenário, tem afirmado que é o candidato da direita, até que a Justiça Eleitoral confirme sua inelegibilidade. Só então ele poderá, eventualmente, indicar um substituto.”
Mesmo sem o ex-presidente, existem outros nomes cotados para a disputa ao Planalto representando o clã. Nos Estados Unidos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi anunciado por Steve Bannon como “futuro presidente”. “Essa é uma das pessoas mais importantes no nosso movimento pela soberania ao redor do mundo”, disse o guru de Donald Trump.
Pesquisa nacional Confederação Nacional dos Transportes/MDA mostrou o governador de São Paulo como o favorito da direita e da centro-direita, tendo a preferência de voto de 22,6% dos eleitores desse grupo.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato