Política

Moradores fazem "abraçaço" contra abandono do antigo Centro de Convenções da Bahia

Joilson César / BNews
Manifestação foi realizada neste sábado e marcou o sétimo aniversário do desabamento parcial do prédio  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews
Pedro Moraes e Tácio Caldas

por Pedro Moraes e Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 23/09/2023, às 12h03 - Atualizado às 12h47


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores e comerciantes da região do Costa Azul, Jardim Armação e Stiep acordaram cedo e realizaram uma manifestação contra o abandono do Centro de Convenções da Bahia. Nomeado de "Abraçaço pela Paz", o evento aconteceu próximo ao prédio do antigo Centro de Convenções, e também 'comemorou' sétimo aniversário do desabamento parcial do espaço.

No ato, todos os participantes levantarm a voz contra o abandono do local e os problemas que assolam a região desde o desabamento. Os moradores e comerciantes reclamam de várias questões que estão atreladas à segurança pública. Santiago, o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Atalaia (AMJA) falou com o BNews e relatou problemas com assaltos, depredações e invasões do espaço.

Caption

"A proposta desse movimento é exterminar uma área de fuga de meliantes que está atormentando as três comunidades. Nós não aguentando mais com tantos assaltos. Essa área quadruplicou o número de assaltos em menos de um ano. Tem um monte de lojas fechandos por causa desses riscos", destacou Santiago.

Quem participou e também falou sobre o caso foi o vereador Cláudio Tinoco (UB). De acordo com ele essa manifestação acontece todos os anos. "Esse é um ato simbolico que nós fazemos todos os anos", afirmou o edil.

Já o morador Bruno, representante do Associação de Moradores de Armação (AMAR), falou ao BNews que as manifestações tem a intenção de melhorar a segurança. Além disso, o protesto busca mudar os ares do espaço.

"Com a situação que o Centro de Convenções se encontra hoje, ele está trazendo muita insegurança para os bairros. Muitos roubos estão acontecendo e está servido de rota de fuga entre três bairros. E estamos pleiteando que o poder do Estado tenha visibilidade sobre essa tragédia e traga de fato a limpeza, a demolização do espaço e traga à mesa propostas de destinação desse espaço"

Vale lembrar que o Governo da Bahia havia levantado a possibilidade de demolir o espaço e resgatar o patrimônio. Apesar disso, nada foi feito desde a tragédia que culminou no desuso do espaço. Em contraponto a isto, pela necessidade, a Prefeitura de Salvador lançou o novo Centro de Convenções de Salvador. O novo espaço, foi inaugurado em 2020 e foi construido no lugar do antigo Aeroclube.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (22):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp