Política

Moraes deu 48 horas para Bolsonaro explicar visita a embaixada da Hungria

Divulgação
O ex-presidente Jair Bolsonaro ficou dois dias na Embaixada da Hungria, em Brasília  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/03/2024, às 22h20 - Atualizado às 22h21   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deu prazo de 48h para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) explique por que passou duas noites na embaixada da Hungria, em Brasília. O magistrado é relator do inquérito que investiga Bolsonaro, políticos e militares por tentativa de golpe de Estado.

No âmbito desse inquérito, no dia 8 de fevereiro, o ministro determinou a apreensão do passaporte do ex-presidente, para que Bolsonaro não deixasse o país. Mas, poucos dias depois, entre 12 e 14 de fevereiro, Bolsonaro ficou hospedado na embaixada da Hungria.

Pelo direito internacional, como embaixadas são áreas invioláveis, Bolsonaro só poderia ser alcançado por agentes brasileiros com o consentimento do governo húngaro. A informação de que o ex-presidente esteve na embaixada foi publicada pelo jornal The New York Times. Imagens das câmeras de segurança mostraram Bolsonaro na embaixada.

Em comunicado, os advogados do ex-presidente disseram que ele "passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo" e que, no período, o ex-presidente "conversou com diversas autoridades húngaras "atualizando os cenários políticos das duas nações".

Após evento no Centro de São Paulo, Bolsonaro foi questionado sobre o caso. "Por ventura, dormir na embaixada, conversar com embaixador, tem algum crime nisso?", perguntou o ex-presidente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp