Política

Moraes vota para condenar mais cinco réus pelo 8 de janeiro; saiba mais

Antônio Augusto / Ascom TSE
Ministro e relator no caso, Alexandre de Moraes indicou penas de 12 a 17 anos de prisão  |   Bnews - Divulgação Antônio Augusto / Ascom TSE
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 26/09/2023, às 06h33 - Atualizado às 06h49


FacebookTwitterWhatsApp

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela condenação de outros cinco réus envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Por ser o relator do caso, o jurista foi o primeiro a votar no julgamento realizado no plenário virtual iniciado na madrugada dessa terça-feira (26). Ao todo, as penas podem chegar a surpreendentes 71 anos de prisão.

De acordo com Moraes, os réus que estão sendo julgados cometeram diversos crimes no dia do ataque bolsonarista aos prédios dos Três Poderes. Todos eles foram acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por diversos crimes. Contudo, para o ministro, apenas dois deles cometeram os crimes listados em sua decisão.

Seguindo o voto do ministro, as penas dos cinco réus podem variar de 12 a 17 anos de prisão em regime fechado. No voto, o relator ainda destacou que a 'motivação para as condutas criminosas visava o completo rompimento da ordem constitucional, mediante a prática de atos violentos, em absoluto desrespeito ao Estado Democrático de Direito, às Instituições e ao patrimônio público'.

Caso os demais ministros da Corte sigam o voto do relator, todos os cinco réus se juntam aos três primeiros que já foram julgados pelo STF. Ao todo, os três primeiros réus foram condenados a penas entre 14 e 17 anos de prisão em regime fechado.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (25):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp