Política

Movimento de Toffoli no STF pode abrir caminho para Cristiano Zanin; entenda

Sylvio Sirangelo/TRF4
Zanin concorre diretamente com o baiano Manoel Carlos de Almeida Neto, apontado como favorito na corrida  |   Bnews - Divulgação Sylvio Sirangelo/TRF4
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 28/04/2023, às 07h39



A possibilidade de Cristiano Zanin, advogado indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) pode ganhar mais um reforço.

Segundo informações do O Globo, uma possível dança das cadeiras, iniciada por um movimento do ministro Dias Toffoli podem favorecer a corrida do advogado à Corte.

Toffoli encaminhou ofício à presidente do STF, Rosa Weber, manifestando o interesse de migrar da Primeira Turma do tribunal para a Segunda, onde existe a vaga aberta deixada por Ricardo Lewandowski.

O fato de Cristiano Zanin ter defendido o presidente Lula na época da Operação Lava Jato seria um entrave para ele ser escolhido para a vaga de Lewandowski, já que é na Segunda Turma que os processos da Lava-Jato são analisados pelo Supremo.

Com a possível ida de Toffoli para a Segunda Turma, Zanin pode ficar com a vaga da Primeira Turma, já que as turmas são compostas cada um por cinco magistrados.

Zanin concorre diretamente com o baiano Manoel Carlos de Almeida Neto, apontado como favorito na corrida. Neto tem relação de cerca de duas décadas com o ministro, Manoel Carlos e foi incluído entre os primeiros assessores do ministro logo que ele ocupou o STF, em março de 2006.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp