Política

MP-BA investiga prefeito que teria contratado empresa para utilizar veículos dele mesmo

Foto: Reprodução / Instagram
O MP-BA instaurou um inquérito civil contra o prefeito de Santa Brígida, Elton Carlos (Podemos), por improbidade administrativa  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução / Instagram
Thiago Teixeira

por Thiago Teixeira

[email protected]

Publicado em 09/07/2024, às 20h48 - Atualizado às 20h58



O atual prefeito e pré-candidato em Santa Brígida, no Nordeste baiano, Elton Carlos (Podemos), está na mira do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) sob suspeita de improbidade administrativa devido à contratação de uma empresa de transportes terceirizada que teria utilizado veículos do próprio gestor para prestar serviços à cidade.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

De acordo com a denúncia feita ao MP-BA, no ano de 2018, antes do atual prefeito tomar posse, o Município de Santa Brígida firmou um contrato de locação veículos (contrato n° 188/2018)  para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade com a empresa Jose Carlos Dos Santos Transportes - Me. no valor de R$ 300 mil.

Os documentos obtidos pela reportagem do BNews comprovaram a aquisição de três veículos. De acordo com a denúncia, foram um Chevrolet Agile LTZ 2013, Placa OUR8734; um Fiat Punto Attractive 2013, Placa OLG2374; e um Fiat Palio Attractive 1.4 2012, Placa NZO 9376 — todos pertencentes ao atual prefeito.

Contrato

Contrato

O problema é que no ano de 2021, após ser empossado como prefeito de Santa Brígida, Elton Carlos não só manteve a vigência do contrato, mas o ampliou até o mês de julho de 2023, de acordo com a denúncia.

Com isso, uma ação foi protocolada junto ao Ministério Público que, na última sexta-feira (5), acatou e instaurou um inquérito civil contra Elton. Se for comprovada a improbidade administrativa, o prefeito deve ser condenado a ressarcir os cofres públicos.

“DETERMINO a instauração do presente INQUÉRITO CIVIL para apuração de possível ato de improbidade administrativa na conduta do Senhor ELTON CARLOS MAGALHAES, prefeito municipal de Santa Brigida, no que concerne ao contrato n° 188/2018 firmado com a empresa Jose Carlos Dos Santos Transportes- Me para a locação de veículos, cujos 3 (três) veículos eram de propriedade do representado Elton Carlos”, dizia o documento do MP-BA.

O BNews tentou contato com o prefeito Elton Carlos que, até o fechamento desta reportagem, não se pronunciou. O espaço segue aberto para um posicionamento e a matéria será atualizada caso alguma manifestação seja enviada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp