Política

MPE prepara investida contra Bolsonaro no TSE

Isac Nóbrega / PR
O ex-presidente responde a uma ação que investiga um possível abuso de poder político numa reunião com embaixadores  |   Bnews - Divulgação Isac Nóbrega / PR
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 06/04/2023, às 11h57


FacebookTwitterWhatsApp

Após o fim da coleta das provas e dos depoimentos na ação que pode tornar Jair Bolsonaro (PL) inelegível, o Ministério Público Eleitoral (MPE) vem preparando um parecer duro contra o ex-presidente, que deverá ser apresentado em sua última manifestação no processo.

De acordo com o jornal O Globo, três ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelaram que a expectativa é de que o MPE defenda a condenação de Bolsonaro por abuso de poder político.

A ação trata de uma reunião promovida pelo ex-presidente com embaixadores no Palácio da Alvorada em julho do ano passado. Na oportunidade, ele realizou uma série de ataques ao sistema eleitoral brasileiro sem apresentar provas.

Segundo a lei eleitoral, o abuso de poder político acontece quando o detentor do poder utiliza de seu cargo e de bens públicos para influenciar o eleitor. Caso condenado, o indivíduo pode ficar inelegível por oito anos.

Os advogados do ex-presidente têm até a próxima segunda-feira (10) para apresentar as "alegações finais" no processo. Na terça (11), começa o prazo de dois dias para que o MP Eleitoral se manifeste.

Os ministros do TSE acreditam que a ação esteja pronta para ser julgada entre o final de abril e o começo de maio. No entanto, caberá ao presidente da Corte, Alexandre de Moraes, levar o caso para que plenário analise a questão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp