Política

MPF denuncia Zé Ronaldo por superfaturamento em contratos na saúde

Dinaldo Silva/BNews
Denúncia pode fazer ex-prefeito Zé Ronaldo perder direitos políticos  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 14/06/2023, às 16h51   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União Brasil), foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por superfaturamento em contratos na Secretaria Municipal de Saúde, além de outros crimes. As informações são do jornal A Tarde.

De acordo com a publicação, o relatório da Controladoria Geral da União (CGU) constatou que o prejuízo total em decorrência de superfaturamento com a execução dos contratos analisados pode chegar acerca de 26,9 milhões. A ação foi ajuizada contra o também ex-candidato ao governo da Bahia em dezembro de 2022.

Além de Zé Ronaldo, também foram denunciados pelo MPF a ex-secretária de Saúde do município, Denise Lima Mascarenhas; o empresário Paulo César Queiroz Rocha, e a empresa Redesaúde Cooperativa de Trabalho.

Segundo a denúncia, o ex-prefeito e a ex-secretária de Saúde causaram prejuízo ao erário, caracterizado pelo direcionamento e pelo superfaturamento nos processos licitatórios em favorecimento à empresa Redesaúde Cooperativa de Trabalho. Todos os pagamentos feitos à empresa foram realizados com recursos do SUS.

A ação proposta pelo MPF contra Zé Ronaldo teve como base um relatório da Controladoria Geral da União. O Ministério Público Federal afirmou que a fiscalização empreendida pela CGU concluiu pela efetiva existência de fraudes e irregularidades nos procedimentos licitatórios, ilegalidade da intermediação de mão de obra na área da saúde e superfaturamento dos serviços públicos prestados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp