Política

MPF: Filho de Lula pode ter investigação arquivada por causa de Moro

Divulgação
A Procuradoria utiliza a suspeição de Sergio Moro como justificativa para "livrar" filho de Lula  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/12/2021, às 18h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo pediu o arquivamente da investigação contra Fábio Luis Lula da Silva, o "Lulinha", filho mais velho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele é suspeito de envolvimento em propinas da Oi/Telemar em troca de atos favoráveis do governo. As informações são do portal UOL.

A Procuradoria argumenta que decisões do ex-juiz e atual presidenciável Sérgio Moro (Podemos) fundamentaram a instauração e prosseguimento das investigações contra Lulinha. Sendo assim, como o ex-magistrado foi considerado suspeito pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a investigação deveria ser suspensa, assim como aconteceu com condenações de Lula.

"Excluindo-se os elementos obtidos nos feitos diretamente anulados pelo Supremo Tribunal Federal, bem como das medidas cautelares deles diretamente derivadas, é forçoso concluir que o presente apuratório carece de elementos indiciários de prática criminosa que remanesçam hígidos a justificar o prosseguimento das investigações", ponderou a procuradora Luciana da Costa Pinto.

O documento foi apresentado à Justiça de São Paulo na última segunda-feira (13), após os advogados de Lulinha defenderem a anulação de atos que embasaram a instauração do inquérito, com o consequente arquivamento da apuração.

Leia mais: Geraldo Alckmin oficializa saída do PSDB; leia comunicado

Dilma declara apoio a Ciro após ex-ministro ser alvo da PF

Lula "bate" Bolsonaro

Nova pesquisa Ipec, divulgada nesta terça-feira (14), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro (PL) aparece com 21%. O petista lidera nos dois cenários analisados pelo estudo. As informações são do portal G1.

Os dados não podem ser comparados com pesquisas anteriores em virtude da mudança dos nomes testados.

O levantamento do Ipec foi feito de 9 a 13 de dezembro e ouviu 2.002 pessoas em 144 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos. O nível de confiança é de 95%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags