Política

Municípios baianos são eleitos os piores no ranking da saúde pública; saiba quais

Divulgação / Gorylla Drone
Municípios foram avaliados de setembro a dezembro  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Gorylla Drone
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 02/02/2024, às 18h52


FacebookTwitterWhatsApp

Os municípios baianos de Texeira de Freitas e Itamaraju foram eleitos os piores no ranking da saúde pública do extremo sul da Bahia. O período avaliado foi de setembro a dezembro de 2023.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A cidade de Texeira de Freitas é administrada pelo prefeito Marcelo Belitardo (União) e Itamaraju pelo prefeito Marcelo Angênica (PSDB). Ambos além de gestores municipais, são médicos também. 

O ranking é do Ministério da Saúde, calculando sete indicadores, avaliando investimentos e melhorias nos serviços do SUS na atenção básica e nas ações de prevenção. 

O destaque foi para Caravelas, líder do ranking pela 2ª vez. Já a cidade de Mucuri ficou em segundo lugar.

Em entrevista ao BNews, a assessoria de Texeira de Freitas afirmou que não é possível comparar justamente uma cidade com 43 unidades básicas de saúde com cidades vizinhas que têm de 1 a 8 unidades apenas. 

"Lembrando que não se trata de um ranking geral de saúde, no qual a cidade teria a maioria absoluta de procedimentos e consultas, inclusive de alta complexidade, recebendo pacientes das 13 cidades do Extremo Sul e até de outros estados. Em 2023, tivemos 196 mil atendimentos entre consultas medicas e de enfermagem nos postinhos, temos médicos em todas as unidades de saúde, atendimento de fisioterapia, uma das maiores coberturas de saúde bucal da Bahia, dentre outros programas", pontuou a assessoria. 

Até o fechamento dessa matéria, o BNews não recebeu nenhum retorno da Prefeitura de Itamaraju. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp