Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Nilo de novo com a força do PT

Publicado em 24/09/2015, às 07h01   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Pinheiro "peremptoriamente” soberano
Apesar de negar e até usar o "peremptoriamente" ao expressar a reação, o senador Walter Pinheiro (PT) é tido como um nome pacificado dentro do PT para concorrer a disputa do Palácio Thomé de Souza em 2016. Informações chegadas ao Bocão News dão conta de que o governador Rui Costa (PT) já trabalha junto com as tendências e as executivas de pavimentar e fortalecer o nome do petista. A ação giraria em torno de alianças para 2018, onde Pinheiro, caso não chegue a tomar o Executivo de ACM Neto (DEM), teria sua vaga de reeleição para o senado garantida. O comentário ainda é preliminar, mas a cada dia que passa começa a ganhar força...
Rumo ao Hexa
O presidente Marcelo Nilo (PDT) já deu início à sua odisseia rumo ao hexa. O ainda pedetista e possível Liberal (PL), ou Social Democrata (PSD), ou Republicano da Ordem Social (Pros) já começou a mexer os “pauzinhos” para garantir mais dois anos e completar 12 anos no poder. Desta vez, o que era uma pedra no sapato, vai se tornar seu principal aliado. Nilo terá como cabo eleitoral de peso a bancada do PT, que na última eleição deixou o plenário durante a votação e ameaçou judicializar o pleito. Como o governador Rui Costa quer manter tudo na santa paz, como está, vai Nilo de novo mesmo, com a força dos 62 deputados, que já legislam no piloto automático. Para o hexa, basta só o presidente reservar um lugar na Mesa Diretora para o PT, que conta com a maior bancada na Casa e parece não ter gostado de passar os últimos anos frequentando o baixo clero.
Ânimos exaltados I
Já que o PMDB abriu mão da candidatura em Salvador, a legenda vai com tudo para o interior do estado. Quer porque quer as maiores cidades da Bahia, como é o caso de Camaçari. A briga por lá é tão grande que ACM Neto insiste em apontar como pré-candidato o vereador Antônio Elinaldo (DEM) e Geddel Vieira Lima engata José Tude (PMDB). Os ânimos entre os caciques estão tão exaltados que quando se encontram o clima é tenso, os olhares fervorosos e as reuniões pegam fogo. Quem se dá bem com essa pulverização é o PT, que ainda não sabe se emplaca o ex-prefeito Luiz Caetano ou se manda para a reeleição Ademar Delgado.
Ânimos exaltados II
Quem esteve no ato de filiação de Tude ao PMDB presenciou que o prefeito de Salvador, ACM Neto, quase explodiu de raiva. É que ao apresentar o novo membro do partido, Geddel Vieira Lima encheu de elogios o novo integrante e mirou Elinaldo: “daria um bom deputado”. A limada de Geddel enfureceu Neto que, perceptivelmente, não gostou de ser contrariado na frente de todos.
Estranheza no ninho

Uma reunião entre o prefeito ACM Neto e a cúpula tucana no Palácio Thomé de Sousa, há exatos dez dias, ainda deve render muitas bicadas entre o chefe do Executivo e os deputados federais Jutahy Magalhães e Antonio Imbassahy, ambos do PSDB. Isso porque o pedido de João Gualberto para que Neto viabilize a entrada de seu jovem pupilo, o titular da Limpurb e vereador licenciado Tiago Correia, no quadro peessedebista, tem encontrado resistência dentro da sigla. Imbassahy é chegado de Paulo Câmara, presidente do Legislativo municipal. Jutahy quer emplacar a secretária da Ordem Pública, Rosemma Maluf. A solicitação de Gualberto pode atropelar os planos dos deputados. Ao Bocão News, Imbassahy largou um enfático “não falo sobre esse assunto”. Agora é acompanhar a migração para ver até que ponto o bico dos tucanos pode alcançar a cabeça do prefeito no próximo pleito.

De camisa colorida
Em uma das pastas mais delicadas da administração estadual, o secretário de Segurança Pública decidiu esfriar a cabeça no Salvador Fest, a famosa festa de camisa colorida, que ocorreu no último domingo, em Salvador. Maurício Teles Barbosa foi flagrado pela reportagem do Bocão News e, antes mesmo de ser interpelado pelo repórter ele sussurrou: "Não vou dar entrevista não. Estou de férias", brincou, enquanto arriscava um tímido movimento corporal ao som do grupo Harmonia do Samba.  Sem perder o tom descontraído, o titular da SSP arrematou: "Melhor não falar, para não falar besteira com o Bocão News".
Independente... de quem seja
O clima político está cada vez mais quente na Suíça baiana. Sábado passado, um grupo independente formado por oito partidos – e com a benção de dois deputados estaduais – reuniu-se em um restaurante pra lá de bom, a fim de definir a disputa pela cadeira maior em Vitória da Conquista, região Sudoeste. Os parlamentares estaduais Vitor Bonfim (PDT) e Herzem Gusmão (PMDB) – este último derrotado no pleito de 2012 pelo atual prefeito, o petista Guilherme Menezes – conseguiram escalar um time com cinco pré-candidatos à prefeitura. O nome que estará incumbido de barrar a aposta de Menezes à sucessão só deve ser conhecido no final do ano. Na lista tem vereador, advogado, empresária, produtor cultural...
Crise luxuosa
Após uma semana da realização do encontro dos prefeitos baianos, realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), em um dos mais luxuosos resorts do litoral norte, o Vila Galé, o regabofe dá o que falar. A discussão da crise financeira dos municípios baianos em um hotel cinco estrelas virou piada nacional. A presidente da UPB, Maria Quitéria, continua afirmando que os valores não foram pagos com dinheiro público. Os prefeitos, gestores públicos, teriam desembolsado “apenas” R$ 400. Contudo, festa com whisky, champanhe, show da banda Seu Maxixe, e muita comida para discutir falta de merenda escolar nos municípios, é de se aprender mesmo a combater a crise luxuosa. Incoerência por incoerência, a UPB recebeu R$ 70 mil do Governo do Estado. Não é dinheiro público?
Como o diabo foge da cruz
Quem anda sumidinho dos holofotes da política é o prefeito de Ruy Barbosa, José Bonifácio. Depois que a Polícia Federal investiga seu envolvimento em um esquema de desvio de dinheiro do Fundeb por meio de uma organização criminosa liderada pelo empresário Kells Belarmino Mendes, dono da Ktech Key Technology e da KBM Informática, o gestor não atende mais a imprensa. Claro que o vice-presidente da UPB não ficaria de fora da festança no Vila Galé. Ao ser avistado pela reportagem do Bocão News no evento, fugiu como o diabo foge da cruz.
“Encontro fraco”
A maioria dos prefeitos baianos foi mesmo para um resort de luxo descansar dos problemas dos municípios. Um deles confidenciou que o “encontro foi fraco”. Nada adianta palestrar se não tem dinheiro na conta. O jeito mesmo foi ficar na piscina do hotel, bebendo whisky ou champanhe. As palestras terminaram no sábado, mas os gestores poderiam desfrutar do conforto do resort até o domingo. Sol e praia no domingo para pensar a crise financeira na segunda. 
Cego em tiroteio
O vereador Alemão, que nas trocas partidárias, estava mais perdido do que cego em tiroteio, enfim, já sabe seu rumo: o PHS. O parlamentar municipal vai tomar conta da Executiva Municipal e se filia, junto com a vereadora Cátia Rodrigues, na próxima sexta-feira (25), em evento na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB). Em conversa com o Bocão News, o edil afirmou que a saída do PRP foi pacificada.
Orixás na frente
E por falar em Cátia Rodrigues, a futura ex-PROS continua com a sua cruzada de ver aprovado seu projeto de indicação ao prefeito ACM Neto (DEM) com o pedido de colocação do monumento de uma bíblia no Dique do Tororó. O assunto na sessão de quarta-feira rendeu. Após falar que o ponto turístico tinha imagens de orixás voltados para o Candomblé, o vereador Edvaldo Brito (PTB), foi contrário ao posicionamento da edil. Alegou que não existem imagens na religião e ali só possuem obras artísticas. Vale lembrar: o prefeito achou desnecessário o pedido da vereadora.
Medida certa
Seguindo a risca uma dieta rigorosa, o vereador Duda Sanches (DEM) conseguiu a proeza de emagrecer, aproximadamente, 20kg. Questionado sobre o segredo do sucesso, prontamente respondeu: “controlando alimentação e fazendo exercício”. Também pudera, o neo democrata já ganhava o apelido de Faustão nos corredores da Câmara de Vereadores, mas agora está “macérrimo”. Dizem que está fazendo sucesso entre a mulherada, a namorada do parlamentar municipal, inclusive, já está em alerta.
Poder Universal I
O passe do vereador Isnard Araújo (PR) está cotado. O edil, que deve sair do PR em breve, é disputado entre a alta cúpula do PRB e do DEM. Comenta-se que o prefeito ACM Neto (DEM) quer levá-lo para sua agremiação, porém, o grupo político do parlamentar municipal quer vê-lo na sigla ligada a igreja Universal. O fato se dá pela saída de Sabá da legenda, assunto confirmado pelo político ao Bocão News. Porém, a negociação com os republicanos tende a ser negociada ainda.
Poder Universal II
E por falar em PRB, a deputada federal Tia Eron “está virada no veneno”, como dizem no interior, percorrendo a Bahia toda montando Executivas locais da sigla para competirem no pleito de 2016. A tia não tá para brincadeira: quer aumentar o número de prefeito e vereadores da sigla, ligada a Igreja Universal. Vai ganhar um monte de sobrinho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp