Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: desejadas UPAs

Arquivo BNews / Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews / Reprodução

Publicado em 03/05/2018, às 00h01   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Desejadas UPAs

A licitação das UPAs de Salvador vem dando o que falar. Estão vindo empresas do Oiapoque ao Chuí para participar: paulistas, goianos, cariocas etc. Todos estão cadastrados para concorrer ao certame que promete balançar a estrutura do Thomé de Souza. Os mais céticos estão preferindo não comentar o assunto pelos corredores de shopping centers e restaurantes badalados. Mas uma coisa é certa, em ano eleitoral é bom colocarem as barbas de molho, já que doações são proibidas, não é verdade MP?

Abraço de urso

Um postulante a chefiar a Câmara Municipal de Salvador no lugar de Léo Prates andou muito chateado com a desistência do prefeito ACM Neto em ser candidato ao governo do estado. Andou falando mal do cacique do Thomé de Souza em bares de caranguejo e grupos famosos do WhatsApp. Mas hoje em dia é o primeiro a chegar e último a sair nos eventos da prefeitura, sempre dando beijos na cabeça do jovem líder do Democratas. Cuidado, Neto, com o abraço do urso.

Sem chances de compor

A oposição continua separada após a defecção do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM). Pior, não há Zé Ronaldo (DEM) que consiga colocar no mesmo palanque João Gualberto (PSDB) e Lúcio Vieira Lima (MDB). Embora o tucano argumente que o problema são as malas e denúncias, o fato é que a relação é azedada desde a eleição passada quando Gualberto se recusou apoiar Geddel e Geddel vetou a ida de Gualberto para vice de Souto. Não há recomposição possível e o tiroteio diverte os governistas que saíram com a clássica: eu quero ver o mar pegar fogo para comer peixe frito.

De Lúcio para Gualberto:

Ativo nas redes sociais, Lúcio estranhou o convite feito por quem administra o perfil do desafeto Gualberto para segui-lo no instagram. O emedebista saiu-se com essa: se não gosta de mim que pare de tentar me seguir nas minhas redes. Não me venha com essa de falar mal publicamente e querer xeretar minha vida no privado. Sai fora!

Cada um por si

Os candidatos aos legislativos federal e estadual do campo político foram às favas com a majoritária. Está todo mundo cuidando da própria vida política e querendo assegurar as intenções de votos que já têm. De um deles ao BNews: deixa eles se esfolarem, agora eu preciso é segurar minha eleição.

E ninguém é por todos

Esqueçam, não haverá ninguém capaz de puxar o estandarte para ser seguido pelos candidatos. A engenharia eleitoral já começou a criar confusão na oposição. Quem é de partido pequeno não quer ouvir falar de chapão, pois sabe que não se elege.

Resta um

O único que está num partido tido como pequeno no cenário baiano, mas com síndrome de “cachorro grande” é o Benito Gama do PTB. Ele, que tem voto, mas não tem chapa, quer que todo mundo saia junto. Assegura o seu êxito eleitoral nesta equação.

Indigestão

Mal digeriu o calundu de aliados em razão de seu recuo ao Palácio de Ondina, o prefeito ACM Neto agora se vê em meio à insatisfação dos chamados partidos nânicos de sua base. Mas não é que os argumentos dos dirigentes das respectivas legendas são plausíveis? Alvo das principais mudanças na reforma política aprovada pelo Congresso em 2017, essas mesmas siglas não aceitam mais, nas palavras do presidente do PPS, Joceval Rodrigues, “amassar o barro para Faraó”. “Quem quiser que vá pra rua gastar sola de sapato e correr atrás de votos”, aconselha.

Risco de efeito sanfona

Atendendo aos apelos dos jornalistas Chico Kertész e Zé Eduardo, o presidente da Câmara de Salvador, Léo Prates, perdeu 5 quilos, mas anda tão ansioso para se livrar da chapa majoritária que pode engordar tudo de novo! O vice-prefeito insiste em Léo na chapa.

Indefinição

Pré-candidato ao governo do estado pelo PSDB, João Gualberto garantiu mais de uma vez que eram grandes as chances de o PSC compor sua chapa, provavelmente indicando um candidato ao Senado. No entanto, o que parece é que nem ele mesmo sabe ao certo o que tem ou não nas mãos. Nesta semana, circulou a informação de que o PSC estava pronto para declarar apoio a José Ronaldo (DEM) e indicar Irmão Lázaro para uma das vagas ao Senado.  Ao BNews, nesta quarta-feira (2), o próprio Gualberto titubeou e deu a entender que a aliança não está tão concretizada assim.

Irmão de todos

Em verdade, Irmão Lázaro tem lugar cativo em qualquer chapa e pode ser candidato ao Senado numa chapa PSDB/PSC. Há quem esteja disputando a suplência do cantor gospel. É otimismo demais da conta, ou melhor, é otimismo demais para quem faz conta.

Beleza e Paciência

Desde que colocou o nome no páreo pelo Palácio de Ondina, Zé Ronaldo intensificou presença nas redes sociais. Por lá, tenta convencer que entrou no jogo pra valer e que merece ser o próximo governador da Bahia. O problema é que suas curtidas no Instagram depõem contra. Na base do “Beleza e Paciência”, Zé Ronaldo não anima ninguém do grupo de oposição – quanto mais o eleitor. Ainda dá tempo corrigir. 

Comentário no polo

Zé Ronaldo é uma figura respeitada, mas poderia sair de Camaçari sem dar a declaração que deu sobre Elinaldo. Até os aliados não seguraram o riso quando o ex-prefeito de Feira soltou a pérola. Não viu? Dá um google aí no BNews e veja. Tire suas próprias conclusões.

Polo norte

Gelada foi a participação de Rodrigo Maia, presidenciável do DEM, no evento em Camaçari. Andam dizendo que ele não empolga nem a claque. Difícil alavancar essa candidatura.

Escolado

Dizem em Brasília que Maia até agora não “perdoou” ACM Neto. Ora, o prefeito de Salvador deixou no ar a expectativa de se lançar candidato até o último momento e não foi. Deixou em prantos e em maus lençóis muitos aliados. Neste sentido, o presidente da Câmara já conta com a desconfiança geral dos aliados que estão escolados após confiarem em Neto e se colocarem em situação de risco. Maia não gostou!

Crescimento

Do lado do governo as circunstâncias são melhores, mas está longe de haver harmonia. Tem muita gente apostando na deflagração de uma guerra interna. O argumento perpassa pela força do PSD que está com moral. Começam a surgir manifestos intramuros de que é melhor frear o crescimento desenfreado de Otto e sua turma agora, pois depois será impossível e todos estarão nas mãos do senador.

Ato esvaziado

Destoando de outras capitais, o ato político promovido por ocasião do Dia do Trabalhador em Salvador contou com um público tímido em relação a anos anteriores e, sobretudo, diante do apelo estampado no mote da mobilização: as bandeiras do “Lula Livre”, “Marielle Vive” e os revezes impostos à classe sindical pelo governo Temer —dentre os quais, a reforma trabalhista. Pelas contas (infladas) da CUT-BA, cinco mil pessoas pisaram no Farol da Barra. Pelo que o BNews constatou no local, porém, a conta não fecha. Indagado sobre o que teria motivado tal esvaziamento no evento, uma liderança presente saiu-se com essa: “Um 1° de Maio que cai num feriadão, companheiro. Você quer o quê?”

Correndo atrás

Corre nos bastidores que a indicação de Luiz Galvão tem sido bem recebida no meio político ligado ao Thomé de Souza. Comenta-se que apesar de não ser técnico da área, pode ser um perfil de melhor diálogo com as categorias envolvidas na gestão, melhor do que uma dezena de nomes que foram ventilados.

Carimbo

A assinatura e “reforço” para o indicado veio de João Roma. O cara é braço direito, do braço direito...haja braços direitos. Mas, enfim, o que se ouve é que o candidato a deputado federal quer mostrar força e emplacar o cidadão.

Pergunta que não quer calar

Por que o prefeito tem demorado tanto para nomear Isnard Araújo para a Semps? Já faz tempo que a conversa circula, que o nome foi avalizado e nada! O prefeito deve estar esperando alguma coisa. 

Por falar em nomeação…

Rui Costa não pode se gabar de ter uma gestão técnica. Por composição política colocou Luiza Maia no Desenvolvimento Econômico e Antônio Henrique no Planejamento. A primeira para agradar Angelo Almeida e mantê-lo como deputado. Já o segundo, foi para amainar a animosidade no oeste baiano (que poderia ser de qualquer estado do sul brasileiro). Explica-se: Jusmari caiu nas graças de Rui. Antônio Henrique ficou chateado e prometeu romper. Rui resolveu a equação colocando o ex-prefeito de Barreiras na secretaria que era chefiada por Leão.

Marina Silva queria, mas...

Eliana Calmon decidiu se aposentar da política. Poderia ser candidatar a deputada federal e tentar chegar lá, visto que na sua chapa em 2014 conseguiu a proeza de ter mais votos ao Senado do que a cabeça da chapa, Senadora Lidice da Mata. 

Quem paga a conta

O pré-candidato do MDB ao governo, João Santana, fez um périplo em Brasília. Posando ao lado de ministros como Marun, pelo visto, o emedebista quer mesmo ser o porta voz do governo Temer na Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp