Política

Não é Lula, é União Europeia: Tik Tok, Instagram, Twitter, Google e Amazon vão sofrer regulação; entenda

Ricardo Stuckert/PR
Plataformas como Tik Tok, Instagram e Twitter serão obrigadas a expor algoritmo e passar por auditoria anual  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 26/04/2023, às 11h09   Cadastrado por Vinícius Dias


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Empresas como Tik Tok, Instagram, Twitter, Google e Amazon serão obrigadas a abrir seus algoritmos e passar por auditoria anual para combater discursos de ódio e desinformação. Não, não é uma iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que sofre críticas por ser entusiasta da ideia de regulação midiática. A iniciativa é da União Europeia, que anunciou 19 plataformas digitais sujeitas a controles mais rigorosos.

A medida já começa no final de agosto. Principais serviços de Meta e Microfosft, que contam com mais de 45 milhões de usuários ativos por mês no bloco formado por 27 países, também serão enquadradas no crivo da medida.

"Começou a contagem regressiva para estas 19 plataformas on-line e buscadores gigantes", disse o Comissário Europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, que tuitou "com grande escala, vêm grandes responsabilidades".

Pelo novo regulamento, as empresas precisarão passar por auditorias anuais e respeitar determinados procedimentos para combater a desinformação e o discurso de ódio.

As empresas que não cumprirem a lei depois de 25 de agosto terão que pagar multas que podem chegar aos 6% do seu faturamento anual global e estarão sujeitas a proibição temporária de operar no espaço europeu.

Veja abaixo as empresas e serviços que estarão sujeitas à regulação mais rigorosa a partir de 25 de agosto:

  • Alibaba AliExpress
  • Amazon Marketplace
  • Apple (AppStore)
  • Bing
  • Booking.com
  • Facebook
  • Google Play
  • Google Maps
  • Google Search
  • Google Shopping
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Snapchat
  • TikTok
  • Twitter
  • Wikipedia
  • YouTube
  • Zalando

Classificação Indicativa: Livre

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