Política

"Não fiquem assustados", diz Lula a empresários sobre o fim da escala 6x1

Washington Costa / Ministério da Fazenda
Lula afirmou que as alterações na escala de trabalho levarão em conta as especificidades de cada setor da economia  |   Bnews - Divulgação Washington Costa / Ministério da Fazenda
Yuri Pastori

por Yuri Pastori

yuri.pastori@bnews.com.br

Publicado em 20/05/2026, às 07h28



O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) alertou empresários do setor da construção civil para que “não fiquem assustados” com a proposta de fim da escala de trabalho 6 por 1 (seis dias trabalhados para ter uma folga). Alguns representantes do setor produtivo consideram que a redução da jornada de trabalho pode trazer o aumento de custos para o empregador.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

As declarações aconteceram na última terça-feira (19) durante cerimônia de abertura do Encontro Internacional da Indústria da Construção (Enic), em São Paulo. Segundo o presidente, a mudança da escala é uma medida necessária para garantir mais tempo aos trabalhadores. 

“Não fique assustado. A escala seis por um é uma coisa que é necessária, porque hoje o povo quer mais tempo para ficar em casa. É normal que a sociedade tenha avançado”, declarou o presidente.

Na avaliação de economistas, o debate sobre o fim da escala 6x1 precisa vir acompanhado de discussões sobre ganhos de produtividade. Ainda de acordo com o petista, as alterações na jornada de trabalho serão feitas levando em consideração as especificidades de cada setor da economia. 

"A jornada de trabalho vai ser aplicada levando em conta a especificidade de cada categoria, ninguém vai impor na marra. É preciso a gente respeitar a realidade de cada profissão, de cada setor econômico, para a gente fazer as coisas que resultem no benefício que nós queremos para a sociedade" , ponderou Lula.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)