Política

Ninguém faz metamorfose tão rápido, diz Coronel sobre atuação política de Dino no STF

BNews
Apesar disso, senador assegura que irá votar a favor do ministro da Justiça para a Suprema Corte  |   Bnews - Divulgação BNews
Cíntia Kelly

por Cíntia Kelly

[email protected]

Publicado em 05/12/2023, às 19h15


FacebookTwitterWhatsApp

Em carta ao Senado, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB) , diz que será técnico e imparcial, caso assuma a vaga deixada por Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF).

Apesar do esforço do pessebista em mostrar que vai se despir da roupa de política, o senador Ângelo Coronel (PSD) discorda, em parte. Coronel é integrante da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde Dino será sabatinado na próxima quarta, 13.

“Vai demorar um pouco para se desligar da política. Ninguém faz essa metamorfose tão rápido assim”, afirmou Coronel ao BNews. “Ele já foi governador [do Maranhão], foi deputado federal, é senador licenciado. Militou muito tempo na política. Ele pode deixar de ser político, mas é um processo mais demorado”, avalia pessedista.

Coronel diz ter sido convencido a votar em Dino na quinta, quando recebeu em seu gabinete a visita do ministro. “Ele deu algumas explicações e me convenceu”, relatou. Para o senador, Dino tem duas características que o credencia ao cargo de ministro do STF: notório saber e experiência.

Ao ser questionado como o partido dele vai votar, Coronel informou queno dia 12 vai haver reunião da bancada para definir o voto. “Somos a maior bancada, com 15 senadores. Talvez os que tem alinhamento com o ex-presidente Bolsonaro não vote a favor de Dino”, supõe o parlamentar.

Após a aprovação na CCJ, a indicação de Dino ao STF será apreciado pelo plenário. Para ser aprovado, o maranhense precisa de 41 votos. “Estamos estimando que ele tenha 53”, prevê o senador baiano. O número, embora suficiente, é menor do que o obtido por Cristiano Zanin, advogado de Lula no processo da Lava Jato, que obteve 58 sufrágios.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp