Política

No dia do Orgulho LGBTQIA+, vereador e médico bate-boca na Câmara de Feira de Santana

Mario Neto / ASCOM-CMFS
Médico Carlos Lino atendeu uma paciente com uma peruca e maquiagem  |   Bnews - Divulgação Mario Neto / ASCOM-CMFS
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 29/06/2023, às 13h03


FacebookTwitterWhatsApp

A sessão realizada na última quarta-feira (28), na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, em alusão ao Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+, foi marcada por um bate-boca entre o vereador Edvaldo Lima (MDB) e o médico Carlos Lino, famoso por ter atendido uma paciente usando maquiagem e peruca como forma de protesto contra a postura de um colega que considerou o episódio como homofóbico.

De acordo com o site Acorda Cidade, durante a sessão, o médico foi questionado pelo vereador se o uso da peruca não era uma "provocação" à paciente. "Por que o senhor se travestiu com peruca? Você não acha que isso é afrontar o Código de Ética da medicina? O senhor não provocou a paciente?", questionou.

O médico contestou a fala do vereador e perguntou o edil se gostaria de ser atendido. "Eu coloquei uma peruca no plantão, você chegou precisando de mim. Você prefere morrer ou ser salvo por mim?", indagou Lino.

O médico disse ainda que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) já se posicionou favoravelmente a ele. 

"O Cremeb já emitiu uma nota apoiando e nada invalida que uma médica trans possa atender uma paciente. Se não tiver uma cláusula muito clara para o senhor, eu esclareço, porque a gente está falando de atendimento digno, humano, competente, sabe como é? Perícia. Inegligente. Assertivo”, disse.

“Foi tomada a conduta adequada, todas as testemunhas que estavam no consultório viram o quanto ela foi bem tratada. A paciente teve uma condução maravilhosa pela equipe do hospital, foi salvaguardada a identidade dela. Ela foi conduzida com excelência", acrescentou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp