Política

No encerramento do G20 Brasil, Jerônimo enaltece a Bahia como produtora de energias limpas

Joilson César/ BNews
Governador participou do encerramento da reunião o Grupo de Trabalho da Cultura do G20 Brasil  |   Bnews - Divulgação Joilson César/ BNews

Publicado em 08/11/2024, às 11h18   Bernardo Rego e Verônica Macedo



O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve, na manhã desta sexta-feira (8), no encerramento do Grupo de Trabalho da Cultura do G20 Brasil, que aconteceu no Centro de Convenções, em Salvador. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!


O GT de Cultura está reunindo mais de 120 autoridades de diferentes países e organizações internacionais de vários países com avanços nos debates de eixos temáticos estratégicos como Diversidade Cultural e Inclusão Social; Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável; e Preservação e Promoção do Patrimônio Cultural e da Memória.


Jerônimo se disse muito feliz de participar desse encontro e que vai concluir uma carta de recomendação que será enviada aos líderes. "É uma alegria estar aqui hoje para uma abertura e ao mesmo tempo um encerramento, porque a abertura é recepção oficial dos ministros que ontem chegaram, os vice-ministros, embaixadores. Fizemos ontem uma recepção calorosa. E hoje aqui a minha grande expectativa é justamente o documento final, a carta Bahia que está sendo concluída e apresentada para os líderes. E esse documento irá fazer parte de um documento final e alimentar também o debate que acontecerá nos dias 18 e 19 no Rio de Janeiro. Eu acho que o tema abordado aqui na Bahia diz muito respeito a nós. Primeiro a cultura, depois a relação da cultura e a sustentabilidade, a transição energética", afirmou.  


"A Bahia hoje é o estado do Brasil, da federação, que está à frente da produção de energia eólica, energia solar, já já energia de hidrogênio verde. Então essa é a minha expectativa. Eu acho que a arrumação, o ajuste feito para a próxima edição do G20 também traz a gente a discutir com o mundo africano e espero que seja sucesso para todos eles.", acrescentou Jerônimo. 


O gestor aproveitou para enaltecer a chegada da COP no Brasil, em 2025, que irá ocorrer na cidade de Belém, no norte do país. " Mais uma vez o Lula se destaca na coragem que tem de trazer um evento de tamanho porte para o Brasil e levou para a Amazônia, inclusive uma região que a gente sabe da dificuldade de mobilidade. A geografia do norte é uma geografia muito grandiosa e valiosa, então acho que parabenizar o Lula para trazer a Bahia e, naturalmente, garantir que o Brasil possa mostrar a referência que nós somos com o conjunto de pauta", salientou. 


"Acho que a COP traz a gente a refletir o papel do mundo neste momento. Não é uma preocupação para o futuro, não, já é para agora. Acho que a Bahia vai ter um destaque muito grande, nós acabamos de, anteontem, receber o reconhecimento da redução de desmatamento no cerrado graças à parceria do governo federal, do governo do Estado, com os empresários, principalmente do agronegócio", concluiu. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp