Política

O que é verdadeiro e o que é falso em discurso de Lula? Confira checagem

Foto: Ricardo Stuckert
Agência de checagem aponta dados corretos e incorretos em discurso de Lula  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 02/01/2023, às 06h33   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez alguns discursos durante o dia de sua posse, o último domingo, 1° de janeiro de 2023. Agência de especializada em checagem de informações, a Lupa passou um pente fino em tudo que foi dito pelo novo mandatário e encontrou alguns erros nas falas de Lula.

Entre os equívocos apontados, estão distorções no número de empregos gerados durante as gestões do PT (entre 2003, quando Lula assumiu em primeiro mandato; e 2016, quando a ex-presidenta Dilma Rousseff sofreu impeachment), a quantidade de obras paralisadas e dados relativos ao coronavírus.

Lula afirmou que "em nenhum outro país, a quantidade de vítimas fatais [de Covid-19] foi tão alta proporcionalmente à população quanto no Brasil”. A informação é falsa.

Segundo o Our World in Data, o Brasilfoi o 20° país com maior número de vítimas, proporcionalmente à população. Ao todo, foram contabilizadas 3.222 mortes a cada 1 milhão de habitantes até o dia 31 de dezembro de 2022. Os três países que lideram essa lista são Peru, Bulgária e Bósnia e Herzegovina.

As falas de Lula sobre fome e insegurança alimentar estão corretas. Ele alegou que 33 milhões de pessoas estão passando fome em território nacional e há 125 milhões vivendo com algum grau de insegurança alimentar. Esse total representa um aumento de 7,2% em relação a 2020 e de 60% em comparação com 2018.

Lula se equivocou ao falar do número de obras paralisadas ao redor do Brasil. Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), que reúne dados referentes a agosto de 2022, são 8.674 obras paralisadas no país de um total de 22.559 obras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp