Política

Otto Alencar reage contra Bolsonaro após nova mudança na Petrobras

Arquivo BNews
Senador comentou demissão de José Mauro Coelho do cargo de presidenta nesta segunda-feira (20)  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 20/06/2022, às 13h46   Thiago Conceição


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Otto Alencar (PSD) disse que a demissão de José Mauro Coelho do cargo de presidente da Petrobras, nesta segunda-feira (20), prova que alta dos combustíveis não tem relação com o comando da companhia. A afirmação foi feita em conversa com o BNews.

“Já estamos com a mudança do quarto ou quinto presidente da Petrobras. E vai entrar agora o Caio Paes de Andrade. A mudança de presidente da Petrobras não é a causa do aumento dos combustíveis. A gente teve o recente aumento de 14% no Diesel e quase 5% da gasolina. Os seis conselheiros da Petrobras foram indicados por Bolsonaro. Ele vai trocar os seis também?”, disse Otto Alencar.

Caio Paes de Andrade é secretário de desburocratização do Ministério da Economia e tem a ‘bênção’ do Palácio do Planalto para assumir a presidência da petrolífera. No entanto, para o senador baiano, a questão dos combustíveis está relacionada com a aprovação de projetos que tenham efetividade na contenção dos preços dos combustíveis, não na ‘dança de cadeiras’.

Entre as medidas, Otto Alencar destaca o Projeto de Lei 1472/21 que cria o Fundo de Estabilização dos preços de combustíveis e institui imposto de exportação sobre o petróleo bruto, que foi aprovado pelo Senado em março deste ano. O texto foi engavetado, no entanto, desde que chegou à Câmara dos Deputados, diante da resistência da equipe econômica do governo federal.

Leia Mais:

“O problema está na política do governo Bolsonaro. Ele insiste em não aceitar o projeto correto que aprovamos no senado. Ele cria um fundo para equalizar os preços no mercado internado, mas Bolsonaro não quis e continua aumentado os preços dos combustíveis. E foi apenas pela via da redução do ICMS dos estados”, explicou o senador.

Sobre a possibilidade do presidente Jair Bolsonaro (PL) abrir a 'CPI da Petrobras', Otto Alencar afirmou que seria o "governo abrindo CPI contra ele mesmo", já que o é sócio majoritário da petrolífera.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp