Política

Pai de ministro do governo Lula já recebeu condenação da Justiça; saiba motivo

Ricardo Stuckert/PT
Juscelino Filho (União), ministro do governo Lula (PT) é acusado de usar um avião da FAB indevidamente  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PT

Publicado em 04/03/2023, às 17h32   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O pai de um ministro do governo Lula (PT) já recebeu uma condenação, pela Justiça do Maranhão, por desvio de recursos à Saúde. Titular das Comunicações, Juscelino Filho é acusado de usar um avião da FAB e receber diárias pagas pelo governo para participar de leilões de cavalos em São Paulo, em janeiro.

Além disso, ele estaria pressionando a Codevasf a fazer chegar a uma empresa suspeita de envolvimento em irregularidades de milhões de reais em emendas que ele próprio destinou ao Maranhão, quando ainda era deputado federal.

O pai dele e padrinho político, José Juscelino dos Santos Rezende, foi condenado a seis anos de prisão, conforme o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, pelo desvio de mais de R$ 840 mil de recursos repassados pelo Fundo Nacional da Saúde (FNS).

Os desvios, segundo o Ministério Público do Maranhão, ocorreram entre janeiro de 2003 e junho de 2004, período em que ele era prefeito de Vitorino Freire - município distante 320 km de São Luís. 

Conforme a denúncia, o dinheiro deveria ser aplicado no sistema de saúde da cidade. Porém, Rezende, segundo o MP, usou notas frias e empresas fantasmas para praticar os desvios. 

Ademais, outras irregularidades também foram registradas, como o uso dos recursos da Saúde para “para pagamentos de pedreiro, encanador, digitador, marceneiro e vigia, além de pagamentos ao secretário municipal de Saúde".

Após a condenação, ele recorreu da sentença. Em janeiro deste ano,  o Ministério Público Federal (MPF) pediu para a Justiça manter a sentença aplicada na primeira instância. O caso aguarda decisão do desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp