Política

Panorama Itabuna 2024: Pelo menos quatro pré-candidaturas estão postas contra Augusto Castro, pré-candidato à reeleição

Reprodução / Instagram
Castro e Geraldo Simões disputam preferência de Jerônimo; há ainda Chico França (PL), Pancadinha (Solidariedade) e Delliana (PSOL)  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram
Davi Lemos

por Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 19/11/2023, às 06h20


FacebookTwitterWhatsApp

A pouco menos de um ano das eleições, Itabuna tem pelo menos cinco pré-candidaturas postas - duas da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o que inclui o atual prefeito Augusto Castro (PSD) e três de oposição. O atual prefeito, que deve disputar a reeleição, vê crescer o interesse do ex-prefeito da cidade e ex-deputado federal Geraldo Simões, trazendo não somente divisão na base governista como dentro do próprio PT.

Simões tem criticado a gestão de Castro, como em entrevista concedida nesta quinta-feira (16) ao BNews, mas enfrente resistência de parte do partido, que defende o apoio à reeleição do atual prefeito. O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto (PT), é dos petistas que defende que Augusto Castro seja o candidato do grupo de Jerônimo, por ter apoiado tanto o atual governador baiano quanto o presidente Lula nas eleições de 2022.

Por outro lado, se ainda enfrenta a indecisão dentro de seu partido, Castro tem o apoio do MDB que, no início de agosto, anunciou aliança para a recondução do petista à prefeitura de Itabuna. No grupo de oposição, entretanto, quem busca se cacifar para disputar e gerir a cidade é o deputado estadual Pancadinha (Solidariedade) que recentemente reclamou que Castro não dá a ele os créditos pelas emendas destinadas ao município.

Desde o início da legislatura na Assembleia, Pancadinha já se apresentava como pré-candidato a prefeito. Durante a entrega de ambulâncias pelo governador Jerônimo Rodrigues, na capital baiana, o parlamentar posou para fotos ao lado do prefeito - disse que aquele momento era para levar benefícios à cidade e não para fazer politicagem.

Ainda na oposição, o PL, presidido na Bahia pelo ex-deputado federal João Roma, deve lançar o nome do engenheiro Chico França. A intenção de Roma é ter candidaturas próprias em cidades do sul e do extremo sul baianos, onde a votação do ex-presidente Jair Bolsonaro foi mais expressiva nas últimas eleições em comparação com outras regiões da Bahia. 

Outra pré-candidatura de oposição à atual gestão é a da professora Delliana Ricelli. O anúncio foi feito no final de setembro por ala do PSOL na cidade e confirmado pelo presidente municipal da sigla, Davidson Brito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp