Política

"Pão de cada dia acabou", diz vereador Arnando Lessa após demolição de barracas de praia

Reprodução/YouTube BNewsTV
O vereador de Salvador, Arnando Lessa, cedeu entrevista ao programa Se7e da Matina nesta terça-feira (15)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube BNewsTV

Publicado em 15/08/2023, às 07h31 - Atualizado às 07h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos principais elementos das praias da cidade de Salvador, as barracas que ocupam as orlas receberam uma medida de demolição e proibição. A ação envolve o Termo de Compromisso e Ajuste de Conduta (TAC), assinado em 2009, segundo a prefeitura municipal. Em síntese, a decisão removeu postos de trabalho de comerciantes locais.

À época, o juiz da 13ª Vara Cível Federal, Carlos D’Ávila Teixeira, determinou a demolição completa e imediata de todas as barracas de praia da cidade. Além das presentes no continente, as das ilhas.

Na visão do vereador de Salvador, Arnando Lessa, a medida acabou com o “pão de cada dia” dos comerciantes, também conhecidos popularmente como barraqueiros.

“Há muita inverdade, folclore, e muita tentativa de justificar uma ação extremamente ilegal. Respeito a decisão do juiz da 13ª Vara Federal. O mais criminoso dos criminosos, ele tem direito de defesa, de se explorar, de dizer qual é a versão dele na história. Os barraqueiros, comerciantes da praia não tiveram nada disso. De repente, da noite para o dia, uma decisão judicial, as pessoas são pegas de surpresa e aquele pão de cada dia acabou", analisa.

Lessa deixou como legado, enquanto esteve como secretário de Serviços Públicos, um projeto de requalificação da orla no sentido de barracas de praia. Segundo ele, são 540 barracas e cerca de 3500 empregos diretos. 

“O prefeito ACM Neto fez uma requalificação da orla, mas foi boa pra quem?”, dispara Lessa. “O que se fez na orla de Salvador foi uma assepsia social. Foi uma decisão para tirar preto, pobre e trabalhador da praia.sepsia social”, finaliza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp