Política

Parlamentares pedem para Fux suspender decreto de Bolsonaro sobre cavernas

Rosnei Coutinho/SCO/STF
A alteração proposta por Bolsonaro "produz efeitos prejudiciais e perigosos" e reduz a proteção das cavernas do Brasil  |   Bnews - Divulgação Rosnei Coutinho/SCO/STF

Publicado em 19/01/2022, às 17h36   Fabio Zanini


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) e o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) acionaram o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux para suspender o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) que autoriza a destruição de qualquer tipo de caverna para construção de empreendimentos de utilidade pública.

Os parlamentares protocolaram um mandado de segurança no STF pedindo a suspensão.

Segundo eles, a alteração proposta por Bolsonaro "produz efeitos prejudiciais e perigosos" e reduz a proteção das cavernas do Brasil.

Eles afirmam que o "pano de fundo" da edição do decreto é a pressão dos ministérios do Meio Ambiente, Minas e Energia e o Infraestrutura para "facilitar o licenciamento de empreendimentos de impacto, como atividades de mineração e duplicações de estradas".

O decreto de Bolsonaro revoga uma regra anterior que garantia a proteção de cavernas classificadas como de grau de relevância máximo e autoriza modificações nas estruturas, desde que haja autorização dos órgãos responsáveis e compensações ambientais.

Leia mais: 

Contra recomendação do MP, governo abre licitação de concessão do Palácio Rio Branco

Gato fica com cabeça presa em carro e precisa de sedação para ser retirado do local; assista

Covid-19: Números apontam que avanço da vacinação tem impacto expressivo na queda de óbitos

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp