Política

Partidos se unem e formam o maior bloco da Câmara de Deputados; veja quais são as siglas

Najara Araújo/Câmara dos Deputados
O novo bloco, que terá 173 deputados, desbanca os 142 parlamentares que compõe o bloco formado pelos partidos MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC.  |   Bnews - Divulgação Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Publicado em 12/04/2023, às 22h05   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

O maior bloco da Câmara de Deputados foi apresentado na noite desta quarta-feira (12), em uma coletiva de imprensa. O novo time trabalhará em prol do Brasil, segundo o parlamentar baiano Elmar Nascimento, líder do União Brasil, que fez  o  aúncio junto com outros deputados, que também assumem papel de liderança em suas respectivas siglas. São 173 deputados pertencentes ao União Brasil, PP, Federação PSDB-Cidadania, PDT, PSB, Avante, Solidariedade e Patriota.

O novo bloco, que terá 173 deputados, desbanca os 142 parlamentares que compõe o bloco formado pelos partidos MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC. Com essa decisão, ficam sem integrar grandes blocos dentro da Câmara apenas o PL, e a federação Psol- Rede.  PT, PCdoB e PV já formam uma federação.

No anúncio, Elmar, disse que "líderes de partidos,que embora historicamente tenham sido antagônicos em vários estados da federação, inclusive no país, tiveram a disposição de conversar entre si, colocando todas as questões de lado, no sentido de construir um bloco majoritário na Câmara dos Deputados que desse condições de poder estabelecer uma pauta na Casa".

Elmar disse ainda, que isso não deveria criar nennhum tipo de celeuma com o Governo, afirmando que a união seria uma forma de dar "as respostas" que o país precisa. "O momento novo que nosso país vive, principalmente na nossa legislação eleitoral, impõe que as forças conversem entre si para proporcionar um protagonismo maior na Câmara dos Deputados no sentido de fazer as coisas andarem. Ajudar o nosso país a desenvolver, criando uma base que dê segurança jurídica (...) Não há interesse em criar principalmente com o governo qualquer tipo de celeuma.

Sobre como esse bloco deve funcionar, o parlamentar explicou que existirá um rodízio. "Terá um colegiado de líderes para foro de discussão e decisões, sempre pensando no interesses da população brasileira. E para isso decidimos que esse colegiado tomará as decisões e que será coordenado por um rodízio de líderes a ser iniciado pelos mais experientes, compromissados nessa Casa, e que estão mais afinados com o Governo, no sentido de que as pautas prioritárias no nosso país, que se constitui as medidas provisórias e alguns projetos de lei com urgência constitucional, sejam tratadas", finalizou o baiano, antes de dar início a leitura do manifesto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp