Política

PCdoB-BA promove Festival Vermelho em Salvador para celebrar os 100 anos

Divulgação
O partido comunista vai receber aliados e amigos para celebrar  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/03/2022, às 07h43 - Atualizado às 07h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Partido Comunista do Brasil na Bahia (PCdoB-BA) realiza, no sábado (19/03), em Salvador, o ‘Festival Vermelho Bahia – Bailinho dos 100 anos’, que vai celebrar, no estado, o centenário de fundação da legenda (1922/2022). A festa será no Espaço de Eventos da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico da capital baiana, a partir das 17h.

Na ocasião, dirigentes e militantes comunistas vão receber aliados e amigos, em um evento que promete reunir arte, política e história. A programação do Festival conta com diversas manifestações artísticas, a exemplo de apresentações musicais dos baianos Jau, Juliana Ribeiro e Pantera e de intervenções do Comitê Poético Contra o Golpe e do Coletivo Conspiração do Dendê.

Segundo o presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, festejar os 100 anos é manter viva uma trajetória exitosa, marcada por luta e resistência. “Vamos comemorar os 100 anos de vida do PCdoB, partido que sempre lutou pelo povo brasileiro e nada mais justo que realizarmos essa celebração com uma atividade cultural gratuita”, disse.

A realização da festividade só foi possível a partir de uma análise do atual cenário da pandemia, que revelou uma tendência de diminuição no número de casos e mortes por Covid-19. Ainda assim, a organização vai exigir a comprovação de vacinação para acesso ao espaço e tem orientado sobre a necessidade de utilização de máscara e álcool em gel durante a atividade.

O ‘Festival Vermelho Bahia – Bailinho dos 100 anos’ integra uma vasta agenda nacional de atividades em comemoração ao centenário do Partido Comunista. O evento é preparatório para o ‘Festival Vermelho – Florescer a Esperança’, que acontece nos dias 25 e 26 de março, em Niterói (RJ), município onde aconteceu a cerimônia de fundação da legenda.

História e atuação

O Partido Comunista do Brasil foi fundado em 25 de março de 1922, mesmo ano de realização da Semana de Arte Moderna. Ao longo de dez décadas, presenciou e participou – mesmo que na ilegalidade, em alguns momentos - dos principais acontecimentos da história recente do país, a exemplo do combate à ditadura civil-militar de 1964, da resistência popular do Araguaia e das mobilizações pelas Diretas Já.

A atuação do PCdoB está concentrada em esforços para a superação da crise do capitalismo, para combater as desigualdades, a violência, as injustiças e explorações, e construir uma nova sociedade, digna, consciente e socialista. Nos últimos anos, o Partido tem lutado continuamente em defesa da democracia e contra os graves retrocessos que assolaram a política nacional.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp