Política

PCdoB surpreende e toma forte decisão sobre vaga no conselho do TCM; veja nota

Rodrigo Positivo / PCdoB
Por meio de nota, o PCdoB optou por se desvincular da votação por vaga no TCM  |   Bnews - Divulgação Rodrigo Positivo / PCdoB
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 28/02/2024, às 08h59 - Atualizado às 09h10


FacebookTwitterWhatsApp

Sem conseguir apoio para emplacar o nome do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) na concorrência pela vaga no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), o Partido Comunista do Brasil tomou uma importante decisão. Com a alegação de uma manobra governista para inviabilizar a canidatura do seu candidato, a legenda emitiu uma nota para falar sobre o caso. O documento foi publicado na manhã dessa quarta-feira (28) afirmando que seus membros não irão votar na escolha do novo (a) conselheiro (a).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Em um trecho da nota, a sigla destaca que a decisão é também baseada na autonomia política do partido. Além disso, neste trecho, o PCdoB destaca que ainda medirá as consequências do que entendem ter sido uma "postura desrespeitosa".

Diante de tais acontecimentos e resguardando nossa autonomia política, definimos por não comparecer para votar no dia da eleição do conselheiro na Assembleia Legislativa, deixando claro publicamente que não aceitamos a postura desrespeitosa a que fomos submetidos. E mais adiante, vamos examinar melhor o caso na direção do partido para tirar as devidas consequências", diz parte da nota.

No documento os comunistas ainda lembrar que havia um compromisso entre os partidos da federação, já que, anteriormente, o PCdoB teria tirado sua candidatura nas últimas eleições para o TCM. Isto aconteceu quando o partido retirou a candidatura do próprio Fabrício para dar lugar à ex-primeira-dama da Bahia, Aline Peixoto, esposa do ex-governador e atual ministro da Casa Civil de Lula (PT), Rui Costa (PT).

Confira a nota da íntegra:

"Como se sabe, o PCdoB indicou o respeitado deputado Fabrício Falcão para participar do processo de eleição do Conselheiro do TCM na Assembleia Legislativa. Ele reúne as qualidades técnicas, políticas e profissionais para a ocupação da vaga, já que tem vasta experiência parlamentar e formação acadêmica. A apresentação também foi decorrente de um compromisso do governo em torno da indicação de um quadro do PCdoB, depois de na eleição anterior, na qual o deputado Fabricio também era candidato, a candidatura foi retirada para atender um apelo para o apoio a Aline Peixoto.

Não somente foi ignorado o acerto em torno da indicação desta vaga, como foi montada uma operação – um verdadeiro rolo compressor – de inviabilização até mesmo da inscrição para a disputa na Assembleia, não permitindo nem o direito democrático do deputado candidatar-se – uma ação absolutamente injustificável, quando se trata de impedir a qualquer custo o protagonismo de um aliado histórico do PT desde 2006, ano em que derrotamos o carlismo na Bahia. E para completar, a imprensa já anuncia que a vaga seguinte irá para um outro partido, um acordo feito pelo PT e pelo governo, ou seja, excluindo, isolando o PCdoB, uma política deliberada de contenção de um partido de esquerda, de restringir o crescimento de um parceiro.

Diante de tais acontecimentos e resguardando nossa autonomia política, definimos por não comparecer para votar no dia da eleição do conselheiro na Assembleia Legislativa, deixando claro publicamente que não aceitamos a postura desrespeitosa a que fomos submetidos. E mais adiante, vamos examinar melhor o caso na direção do partido para tirar as devidas consequências.

O PCdoB vai completar 102 anos de história neste mês, sempre presente nas lutas do povo brasileiro por democracia e direitos sociais. Nos orgulhamos de nossa trajetória e episódios desse tipo só reforçam nossa unidade para seguirmos firmes e de cabeça erguida em busca da superação dos desafios que se apresentam.

Direção Estadual
Bancada do PCdoB da Assembleia Legislativa"

Assista ao Radar BNews da última terça-feira (28):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp